Ao longo deste ano a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Cimentos Liz, promoveu o projeto Sons da Escola que levou aulas de musicalização para as escolas municipais da cidade. Um curso de capacitação foi ministrado aos professores da rede, que agora poderão realizar atividades com a proposta de desenvolver nas crianças da Educação Básica habilidades peculiares a área da música, o objetivo é disponibilizar no ambiente escolar o contato com um campo do conhecimento que até então não era contemplado como deveria pelo sistema de ensino tradicional.

Participaram professores das 19 escolas municipais de Lagoa Santa, a intenção é capacitar estes profissionais para que eles promovam atividades ligadas à música juntamente com o conteúdo tradicional. Adriano Oliveira professor da Rede Municipal falou um pouco da relevância do projeto para a atuação docente: “muito enriquecedor, nos ajudará muito neste novo desafio de trazer de volta a música à sala de aula”. Importante ressaltar que a intenção não é de ensinar os alunos a tocarem instrumentos musicais, mas sim de fazer com que a música esteja presente no ambiente escolar das mais variadas formas para que ela possa contribuir na formação das crianças.

A professora do curso de capacitação oferecido comentou, em tom de bastante otimismo, a contribuição da iniciativa, que apresenta um novo paradigma trazido pela arte ao projeto pedagógico da Educação Básica “as aulas foram feitas levando em consideração a importância da música ser tratada como uma área do conhecimento como outra qualquer, como a matemática e o português por exemplo”, declarou a musicóloga Juliana Canton ao enfatizar também a valorização da arte como um conteúdo de relevância singular na formação das pessoas. Jogos, danças e movimentos, instrumentos musicais, ritmo, melodia, harmonia, história de músicos renomados e leitura de partituras foram alguns dos temas abordados nestas aulas.

A iniciativa da prefeitura faz cumprir a lei 11. 769 de agosto de 2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica do país. A intenção é que o Brasil valorize sua riqueza cultural e artística por meio da incorporação de conteúdos ligados às artes no seu projeto educacional.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa