Estudo comprova real evolução da educação na cidade. Alunos do município obtiveram média superior em relação ao grupo de cidades que Lagoa Santa faz parte.

Os alunos do município tiveram êxito nos resultados avaliados pelo Estado.
Aconteceu no dia 5 de março na Secretaria Municipal de Educação a reunião entre as diretoras das escolas da rede municipal de ensino e a professora emérita da UFMG e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Magda Soares.

O objetivo do encontro foi analisar os resultados do Programa de Avaliação da Educação Pública - PROALFA 2008 que compõem o Sistema Mineiro de Avaliação - SIMAVE. As provas foram aplicadas em outubro do ano passado para os alunos do 3° ano do ensino fundamental em todas as escolas públicas do Estado. Essa avaliação verificou os níveis de alfabetização alcançados pelos estudantes e identificou os problemas existentes, além de orientar possíveis estratégias a fim de alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças do Estado até os oito anos.

Em Lagoa Santa cerca de 690 crianças fizeram a provinha. A professora Magda Soares fez um estudo minucioso dos resultados, com análise individual dos alunos e de cada escola do município.

Os alunos tiveram êxito nos resultados e está acontecendo uma real evolução na educação do município. Lagoa Santa obteve uma média de 495,4 pontos, número superior à média dos alunos abrangidos pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitano C.

Para Magda Soares, as avaliações externas como o Proalfa do Governo Estadual e a Provinha Brasil aplicada pelo Governo Federal, são importantes por repassar uma visão geral do país. "Elas indicam o que estão esperando dos nossos alunos em nível nacional e estadual", afirma.

Hoje a rede municipal trabalha com esses resultados aliado as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelo município, o que permite o desenvolvimento de um trabalho permanente de formação dos alunos da rede.

Segundo a Secretária de Educação, Nila Rezende, "o repasse desses resultados tem grande importância. Esse diagnóstico compartilhado com os diretores e posteriormente com os professores é fundamental, já que os educadores das primeiras séries do ensino fundamental têm responsabilidade no nível de desenvolvimento dos alunos avaliados", finaliza.