As professoras do Núcleo de Alfabetização e Letramento do município de Lagoa Santa juntamente com a professora Emérita da UFMG Magda Soares apresentaram a palestra intitulada “Alfabetização na educação infantil: como promover o desenvolvimento da consciência fonológica?”. O evento foi realizado no dia 13 de novembro, terça-feira, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG.

As palestrantes discutiram os diferentes níveis de consciência fonológica e defenderam a importância de se fazer as crianças prestarem atenção nos sons das palavras. “Para a criança aprender a ler e a escrever, o primeiro passo é ela entender que a língua é som. Ela precisa focar a atenção no som, desviando a atenção do conteúdo. E o momento certo de se fazer isso é na educação infantil”, defende Magda Soares.

A partir de relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de educação infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental para o ensino da língua escrita, as palestrantes mostrarão que atividades envolvendo rimas e aliterações são uma boa alternativa para levar os alunos a focalizarem os sons da língua.

A professora Magda Soares, em parceria com a Secretaria de Educação de Lagoa Santa, é a idealizadora do programa da rede municipal "Alfalendo". Este programa consiste na realização de um encontro por semana com os representantes de cada escola da rede para discussões e aprofundamento de metodologias educacionais, além do incentivo à criação e a revitalização constante das bibliotecas escolares.