Educadoras da rede municipal de ensino de Lagoa Santa, relatam em artigo publicado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Educação Infantil (Nepei) da UFMG, as experiências vivenciadas por elas durante curso de formação continuada:"Aperfeiçoamento em Educação Infantilofertado pela instituição nos anos de 2013 e 2015.

O artigo "O Acompanhamento In Loco e sua importância para o desenvolvimento profissional na Educação Infantil" foi publicado no livro "Entrelaçando Experiências: possibilidades de aperfeiçoamento profissional na educação infantil", lançado nesta segunda-feira, 28/03, pelo Nepei com apoio do Ministério da Educação.

No documento, as educadoras Gilmara Aparecida Guimarães Diniz Duarte, Stefânia Padilha Costa, Toshanska Viana Semensato destacam as experiências vivenciadas no curso por elas e por outras seis educadoras do município: Fabrícia Drumond Andrade, Flávia Dantas Maciel, Lívia Araújo, Márcia Mangerotti, Renata Romualdo e Valéria Salomão.

Com base no que foi ensinado no curso, as professoras também destacaram a importância de se repensar uma formação continuada mais eficiente voltada para educação infantil ofertada no país.

O trabalho realizado pelo Nepei com educadores de 29 municípios mineiros envolveu aulas teóricas, debates com profissionais , seminários, oficinas, visitas técnicas e acompanhamento de um profissional para o desenvolvimento da metodologia aplicada durante o curso em sala de aula. O livro está disponível para consulta na biblioteca pública municipal.