A Biblioteca Pública Municipal de Lagoa Santa, Padre Agenor de Assis Alves Pinto vem se destacando pelas ações de inclusão desenvolvidas especialmente na Sala Braille, que oferta livros acessíveis para as pessoas com deficiência visual da cidade e desenvolve atividades para todo o público visitante.

Este mês, a prática inclusiva realizada pela biblioteca foi reconhecida com Prêmio nacional Viva Leitura. O Prêmio é de iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC) e integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura tem como objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no país.

O projeto apresentado pela Biblioteca e premiado foi, "O essencial é insensível aos olhos: Sala Braille da Biblioteca Pública" que atende crianças, jovens e idosos com qualquer grau de deficiência visual, além de disponibilizar um acervo acessível e para receber as pessoas da comunidade.

Além do empréstimo de livros, diversas atividades são oferecidas para o incentivo à leitura, a inclusão social e a acessibilidade na biblioteca: sessões de cinema com recurso acessível (audiodescrição), hora da história, inclusão digital para pessoas com deficiência visual (Dosvoz, NVDA, internet), aulas de inglês e espanhol, oficina de iniciação ao alfabeto Braille, excursões a instituições culturais entre outras.

Sala Braile
A Sala Braille foi instituída em 2013 pela Lei Municipal 3482/2013 é um espaço destinado a pessoas com deficiência visual. Atualmente, tornou-se um local de encontro, espaço de convivência e interação social. Destacando como referência para outros municípios que desejam promover a acessibilidade em suas bibliotecas públicas, especialmente para atender pessoas com deficiência visual.

Prêmio VIVALEITURA
Em sua 8ª edição, o Prêmio conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). São premiados projetos nas categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física), que desenvolvam trabalhos na área de leitura.

Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 25 mil. Um dos destaques do prêmio é a menção honrosa José Mindlin, que, a cada ano, reconhece iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência.