Representantes do Governo do Estado de Minas Gerais estiveram na quarta-feira, 27/4, em Lagoa Santa para ouvir sugestões e apresentar o modelo pedagógico da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizante que será implantada na cidade.

O prefeito, Dr. Fernando destacou durante a reunião a importância da escola técnica. "A implantação da instituição de ensino na cidade será de extrema importância para quem quer garantir a qualificação profissional. Nesse processo temos que conhecer os anseios da população".

A escola de ensino técnico ficará instalada no prédio onde estava sendo construído o Centro de Capacitação Tecnológico. Os planos do governo para o espaço é que a instituição passe a chamar Escola Técnica em Aeronáutica e futuramente em seu entorno também seja construído o Polo Mineiro de Inovação Tecnológica com áreas destinadas a implantação empresas e lazer para o cidadão.

Durante o encontro representantes do Governo apresentaram um levantamento com os possíveis cursos em potenciais a serem aplicados pela instituição como : manutenção aeronaves avionicos, aeronaves em células e aeronave em grupo de modo propulsor.

A população presente no local e representada por professores, estudantes, entidades do terceiro setor, empresas, poder público também destacaram suas pretensões quanto à implantação da escola.

Para o responsável pelo Relacionamento Institucional e Gestão Contratual na BH AIRPORT, Guilherme Motta, a ideia da escola e interessante. "É muito bom saber que em breve teremos uma instituição de ensino capaz de assegurar a capacidade técnica do trabalhador que pretende iniciar na área aeroportuária. Sugiro também que no local sejam implantados cursos logística de carga e operação de aeronave" , afirmou.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado de Minas Gerais, Rafael Morais, das 12 escolas técnicas que o Governo está implantando a unidade de Lagoa Santa é a única que tem seu potencial pedagógico bem definido o que representa desafios. "Acreditamos que nessa região os cursos voltados para setor de aeronáutica seja a melhor opção porém nunca trabalhamos com uma escola com esse potencial e teremos que buscar parcerias para poder oferecer o melhor a população", disse.

Escola Técnica em Aeronáutica

De acordo com o Governo do Estado, 88% das obras de construção da escola já foram concluídas. A instituição conta com uma estrutura física composta por ginásio esportivo coberto, laboratórios, biblioteca pedagógica , salas de aulas e outros.

A previsão é que a instituição seja inaugurada em 2018, com capacidade para atender 1200 alunos, em três turnos. Sendo cursos técnicos nos turnos da manhã e da tarde e possivelmente a noite, ensino superior.

Os cursos ofertados na instituição serão gratuitos, custeados pelo Governo e abertos a toda população.