Nos dias 27 e 28/6, o executivo municipal esteve reunido com os representantes dos servidores do quadro funcional da educação, membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) para apresentar a minuta do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação. Durante o encontro, os servidores da educação sugeriram algumas mudanças que foram avaliadas pela Prefeitura.


Desde o início da elaboração do Plano de Carreira da Educação, a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para atender às solicitações dos profissionais da classe, reconhecendo a importância da valorização desses profissionais na construção de uma educação pública de qualidade.


A proposta final do Plano que será protocolada junto ao Legislativo Municipal ainda nesta quarta-feira, 29/6, é resultado de amplos debates oportunizados junto à representação sindical da categoria e Comissão Paritária formada por educadores da rede respeitando as exigências legais e orçamentárias do Município, visando à criação de uma carreira que valoriza não apenas os profissionais do magistério mas também todos os profissionais da rede.


O Plano de Carreira dos Profissionais da Educação é uma das prioridades da atual gestão e tem como objetivo atender às reivindicações dos servidores e ainda cumprir a meta 18 da Lei Federal 13.005 de 25 de junho de 2014, do Plano Nacional da Educação (PNE), que tem como objetivo: "Assegurar, no prazo de 2 (anos) a existência de planos de carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em Lei Federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal".


Entre as propostas previstas no Plano são contempladas três tipos de progressão na carreira: tempo de serviço, elevação por titulação e merecimento.