Alunos do 4º ano, da Escola Professora Claudomira receberam nesta sexta-feira, 02/12, os certificados do Programa de Educação Ambiental da Policia Militar de Minas Gerais (Progea). A cerimônia realizada no auditório da instituição de ensino reuniu pais, educadores e representantes da 181ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais e Polícia de Meio Ambiente de Lagoa Santa.


IMG 0573Os estudantes foram os primeiros do município a participarem do Progea desenvolvido pela PMMG em parceria com escolas públicas e privadas do Estado. O programa que teve duração de três meses contou com atividades semanais voltadas para a preservação do meio ambiente. Os trabalhos foram monitorados pelo cabo Guilherme Persa e pelo soldado, Thiago Martins da Polícia de Meio Ambiente


Para o soldado, Martins, a experiência com os alunos da Escola Claudomira rendeu resultados positivos. "Inauguramos na instituição cestos para coleta seletiva e desenvolvemos ações de conscientização. Também aprendemos muito com essas crianças e acredito que eles vão levar os ensinamentos a diante", destacou. O soldado também aproveitou a ocasião para agradecer o apoio recebido pela equipe pedagógica.


O programa que formou aproximadamente 100 crianças, já esta no plano da diretora escolar, Sandra Costa que pretende em 2017 reafirmar a parceria. "Essa foi uma excelente iniciativa. Trabalhos em conjunto com a PMMG desenvolvendo atividades dentro da didática escolar, esperamos dar continuidade ao Progea no próximo ano" afirmou.


Presente na entrega do certificados a mãe da estudante Sofia Costa, 10 anos, Delciane Diniz, destacou a importância do programa. "Acho importante promover essa conscientização desde cedo, minha filha gostou muito e teve a oportunidade até de visitar a Gruta da Lapinha em um dos trabalhos. O trabalho foi muito bem organizado", afirmou.


Programa de Educação Ambiental


PROGEA é ação da Polícia Militar de Minas Gerais que tem como objetivo estimular alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública e particular do estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis à adoção de comportamentos socioambientais, que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.