Perguntas mais frequentes sobre cadastro e matrículas da Rede Municipal de Ensino.

Vou mudar para Lagoa Santa e quero garantir a vaga de meu filho no Ensino Fundamental. Como proceder?

Inscreva seu filho no Cadastramento Escolar da Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG para que seja encaminhado à escola pública do seu zoneamento.

Caso o período de cadastramento escolar tenha sido encerrado, o pai ou responsável legal pelo aluno deverá procurar à escola mais próxima de sua residência para realização da matrícula, conforme a disponibilidade de vagas.

Como é realizado o encaminhamento dos candidatos cadastrados para matrícula na escola pública?

A Comissão Municipal de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula, constituída pela Secretaria de Estado da Educação, é responsável pelos encaminhamentos dos alunos.

O aluno  é encaminhado para a escola mais próxima da sua residência, de acordo com o zoneamento e a disponibilidade de vaga.

Como os pais ficam cientes dos encaminhamentos?

As escolas municipais, de acordo com a faixa etária que atendem, possuem a relação nominal dos candidatos que realizaram o cadastro escolar.

Após o cadastro escolar, qual o próximo passo que o pai deve realizar para garantir a vaga do filho na escola pública?

Efetuar a matrícula na escola para a qual foi encaminhado, apresentando os documentos necessários:

- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade

- Comprovante de endereço em nome dos pais ou representante legal

- Declaração de escolaridade constando o ano em que o aluno deverá ser matriculado ou Declaração de conclusão.

- Documento de identificação do responsável

- Foto 3X4

Qual será o período para a realização da matrícula?

Nas creches e nas escolas que ofertam a Educação Infantil, a matrícula será realizada no período de 13 a 20 de dezembro.
Nas escolas municipais e estaduais que ofertam o Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos- EJA e Ensino Médio, o período de matrícula será de 20/12/21 a 14/01/21

Meu filho já está matriculado na rede pública devo realizar o cadastro escolar?

Não. O cadastro Escolar é apenas para os candidatos que desejam ingressar na rede pública.

A escola que meu filho estuda não oferta o ano seguinte, devo realizar o cadastramento escolar?

Sim. Quando a escola não oferta o ano subseqüente, o aluno torna-se candidato do Sistema Unificado de Cadastro e encaminhamento a Matrícula.

Meu filho completa 6 anos até 31/03/2022, mas na escola que ele está matriculado tem o 1º ano do Ensino Fundamental. Preciso fazer o cadastro escolar?

Não. O seu filho precisará apenas realizar a renovação de matrícula na própria escola.

Desejo voltar a estudar, pois não completei o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade certa. Posso me matricular nas escolas públicas?

Sim. O Cadastro Escolar contempla os jovens e adultos que desejam reingressar nos estudos.

A Escola Municipal Dr. Lund é a escola no município que oferta a Educação de Jovens e Adultos na etapa de Ensino Fundamental.

end faq