A partir do dia 26, sábado, está programada a liberação do trânsito local de veículos às lojas e comércios localizados na Nova Acadêmico entre a rotatória e o semáforo do bairro Santos Dumont. A medida vem de encontro ao anseio dos comerciantes da região que apostam na época de natal para aquecer as vendas.

A partir desta data, as pistas devem estar totalmente liberadas até o Novo Centro Administrativo da Prefeitura e, do Novo Centro Administrativo, até o semáforo do bairro Santos Dumont será permitido o trânsito local de veículos com acesso a todos os comércios.

Uma barreira será colocada antes do semáforo do bairro Santos Dumont, sentido Belo Horizonte para evitar que os veículos ultrapassem o cruzamento da rua José Avelino que está sendo utilizada como desvio e recebe grande parte do tráfego de veículos que saem da cidade.

Próximo ao semáforo, os veículos deverão retornar na própria Acadêmico e retomar o desvio da rua Olegário Maciel para seguir para BH ou voltar na própria via para retornar ao centro da cidade, neste sentido, uma pista estará liberada e a outra em obras.

Segundo o Diretor do Departamento Transportes e Trânsito Marcus de Sales, tanto a sinalização vertical quanto a sinalização horizontal da via será instalada para maior segurança e dos motoristas, comerciantes e fregueses dos comércios localizados na região. “Não podemos liberar a pista sem a devida sinalização e vamos trabalhar em regime de urgência para instalar a sinalização e liberar a pista para o trânsito de veículos”, disse.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lagoa Santa ACIAS/CDL Carlos Alberto de Melo a aposta é de que até natal o comércio na região recupere o movimento. “Estávamos esperando aproveitar o movimento da primeira quinzena de novembro. Mas acredito que a liberação do trânsito na frente dos comércios a partir deste final de semana vai contribuir muito para melhorar o movimento e o comércio na região”.