A Prefeitura de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente promoveu no último dia 08 de outubro o I Seminário de Desenvolvimento Urbano na cidade.

Este encontro teve como objetivo mobilizar os empreendedores, responsáveis técnicos e corretores de imóveis a refletirem sobre sua atuação no espaço urbano e estabelecer um marco para a promoção do desenvolvimento sustentável urbano do município de Lagoa Santa, incorporando princípios estratégicos pela melhoria da qualidade de vida. Possibilitou ainda estreitar as relações entre a Prefeitura e a sociedade civil frente ao processo de aprovação e licenciamento de edificações e parcelamento do solo.

Maria Eliza Braz, Diretora de Regularização Metropolitana da Agência RMBH, ressalta em sua palestra que é altamente relevante repensar os custos da produção informal no espaço urbano, a segregação socioespacial, a degradação ambiental, além de outros malefícios decorrentes da informalidade e da ilegalidade na produção do espaço urbano. “A nossa expectativa é de que o evento promovido por Lagoa Santa sirva de inspiração para os demais municípios da RMBH no que se refere à gestão do solo urbano, pois este seminário demonstra a responsabilidade territorial do município”, diz.
Seminário reuniu centenas, entre autoridades,
empreendedores e formadores de opinião no Hotel Bristol
Para Zenilton Gonçalves, da MP Engenharia, este seminário promoveu o congraçamento das pessoas de diversos campos do trabalho de planejamento e da produção efetiva. “É um que faz o outro ter sentido. No meu caso particular, tendo feito parte do Plano Diretor, é uma retomada de processos onde vejo que há maturidade e os problemas estão identificados com clareza”, afirma.

Paulo Roberto Nunes, empreário do setor imobiliário, ressalta que o evento foi de suma importância para definir e mostrar à população a posição do governo municipal ante ao crescimento da cidade, bem como a definição e explanação das diretrizes metropolitanas, ambientais e políticas. “Ao definir e expor as normas neste seminário, a Prefeitura Municipal permitiu a todos o direito de fazer certo, com planejamento e seguindo o caminho normal do processo. Mais do isto, ofereceu a todos o poder de cobrar igualdade de tratamento sem favorecimento a nenhum setor ou empreendedor, uma vez que todos agora sabem o que e como fazer o certo”, declara.

O Prefeito Rogério Avelar comenta que devido ao crescimento urbano da região, Lagoa Santa se adequa as exigências e reafirma a importância da gestão participativa nas definições das políticas públicas. “Este seminário demonstra mais uma vez a participação da população com relação às diretrizes que estão sendo tomadas no município”, conclui.

Estiveram presentes neste seminário Maria Elisa Braz Barbosa, Diretora de Regularização Metropolitana da Agência RMBH; Vivian Martins, da Agência de Desenvolvimento da RMBH; Tenente Martiniano, da Polícia Militar de Meio Ambiente; Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio, da MP Engenharia Planejamento e Administração Ltda; Tadahiro Tsubouchi, Assessor Técnico da PMLS, Cabo Geovani, do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Breno Salomão; Lílian Haddad, Coordenadora de Regulação Urbana; Jussara Viana, Coordenadora de Meio Ambiente, autoridades do município, empreendedores, responsáveis técnicos e corretores de imóveis.