altO segundo evento do Eco Praça, projeto de arborização das praças públicas do município, foi realizado no Morro do Cruzeiro, no dia 25 de janeiro, e contou com a presença de mais de 200 crianças da região, que fizeram questão de participar do plantio das mudas de árvores na Praça Efigênia de Freitas Guimarães (Praça do Morro do Cruzeiro).

Com o objetivo de promover a arborização das praças, tornando-as espaços mais harmoniosos de convivência e lazer, o projeto leva aos moradores da cidade e, principalmente às crianças, uma forma eficaz de educação ambiental que une a recreação, a valorização das atitudes ambientalmente corretas e a preservação do meio ambiente.

Moradora do bairro, Graciele Martins fez questão de levar a sua filha Luiza, ainda no colo, para acompanhar o plantio das árvores. “Acho interessante o projeto e tenho certeza que os meninos ao plantarem a árvore vão dar mais valor e cuidar até que as mudas cresçam”, disse.

Rafael Almeida, de 11 anos, em meio as brincadeiras no pula pula, cama elástica e oficinas de material reciclado, encontrou tempo para realizar o plantio de uma muda de Ipê Roxo. “Vou cuidar dela até que eu possa vir aqui na praça para deitar embaixo da sombra da árvore”, disse animado.

O empresário e parceiro do projeto na praça do Morro do Cruzeiro, Luiz Trindade, aprovou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.“Acho muito importante esta iniciativa, pois essa criançada é o futuro da cidade e desta região. Mostrá-las a importância da preservação é plantar desde já a consciência que o verde é a nossa garantia de futuro, de uma vida melhor e mais saudável para todos”.

Trindade mostrou-se entusiasmado com o resultado do projeto e falou sobre sua intenção em manter outras parcerias na região.“É uma comunidade que interage muito bem conosco e tudo que pudermos fazer para ajudá-los, estaremos à disposição, inclusive ajudando na preservando desta praça”,finalizou.

De acordo com a diretoria de Meio Ambiente, idealizadora e coordenadora do projeto, aproximadamente 40 mudas foram plantadas no local e dentre elas estavam mudas de ipê branco, ipê rosa, flamboyant mirim, pau ferro e chorão. Uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Urbano vai dar todo o suporte necessário para que as mudas possam se desenvolver.

{oziogallery 511}