Nos dias 14 e 19 de junho, Lagoa Santa realiza um a série de homenagens ao pai da paleontologia Dr. Lund. descerramento de placas interpretativas, visita do Cônsul e circuito de aventura com várias modalidades de esportes no entorno da Gruta da Lapinha. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.

O Cônsul, Jens Olesen, lança na próxima terça-feira (14/06) uma biografia sobre o paleontólogo Peter Wilhelm Lund (1801-1880), que viveu 45 anos em Lagoa Santa e fez importantes descobertas fósseis na região. O lançamento do livro será às 20h, no Ramada Airport Hotel de Lagoa Santa.

Escrito por dois autores dinamarqueses, o livro “P. W. Lund e as grutas com ossos em Lagoa Santa” conta a história desse naturalista que, pela importância de suas descobertas, se tornou o pai da paleontologia brasileira. Traduzida por Luiz Paulo Ribeiro Vaz, editora UFMG, a obra conta com imagens que ilustram e documentam a trajetória do pesquisador.

O lançamento do livro faz parte das comemorações de aniversário de Dr. Lund, que também conta, durante a tarde do dia 14/06, com descerramentos de placas interpretativas na Praça Dr. Lund e no Túmulo do naturalista.

No dia 19/06, será realizado o Circuito de Aventura pelos Caminhos de Lund, no entorno da Gruta da Lapinha – com escaladas, trilhas monitoradas, cavalgada e corrida cross country.

Sobre Dr. Lund

O dinamarquês Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhagen, na Dinamarca. Diplomado pela Universidade de Copenhagen e guiado por seu ardente interesse pelas ciências naturais, veio ao Brasil em 1825 dar continuidade a seus estudos botânicos e zoológicos. Em visita a cavernas mineiras encontrou ossadas em Lagoa Santa. Então, fixou residência na cidade para prosseguir os estudos e viver com tranqüilidade.

Há quase dois séculos atrás, Lund já se preocupava e alertava a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente das grutas e da vegetação que, àquele tempo, já eram destruídas e depredadas para exploração econômica.