O Festival da Canção de Lagoa Santa promete animar ainda mais a Festa de Agosto, que acontece no Ginásio do Poliesportivo. Nele, 24 bandas vão concorrer a um prêmio de R$ 2 mil, além de se apresentarem para um público imenso. As eliminatórias acontecem nos dias 12, 13 e 14 com a final no dia 15 de agosto, no palco 2.

O Festival é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que visa valorizar e reconhecer os talentos musicais do município, região metropolitana e municípios que compõem o Circuito das Grutas.

O baterista da banda A Nuvem, Tiago de Alencar, está muito otimista com o festival. Segundo ele, o evento dá uma grande visibilidade para as bandas que estão começando, além de ser um incentivo à cultura local.

“O festival foi muito bem organizado ao valorizar as músicas autorais e o nível das bandas está muito elevado”, comentou. Tiago vê o evento como uma oportunidade de trocar experiência com outros artistas, além de abrir possibilidades profissionais.

Foram inscritas 35 bandas oriundas das cidades de Belo horizonte, Pedro Leopoldo, Matozinhos, São José da Lapa, Contagem e Lagoa Santa. Foram selecionadas 24, sendo dez de Lagoa Santa e 14 das outras localidades.

Na seleção dos grupos, a comissão avaliou critérios artísticos como: qualidade de gravação e letras sem conotação política ou que faziam apologia às drogas e violência. Nas eliminatórias serão avaliados: afinação; interpretação; arranjo; letra; desempenho no palco, dentre outros. A banda vencedora receberá um prêmio de R$ 2 mil reais, sendo que também serão premiados os 2 º e 3º lugares e o melhor intérprete e o melhor instrumentista.

Premiação:
1º lugar - R$ 2.000,00
2º lugar - R$ 1.500,00
3º lugar - R$ 1.000,00
Melhor intérprete - R$ 750,00
Melhor instrumentista - R$ 750,00

Confira a relação das 24 bandas selecionadas:
*bandas em ordem alfabética, com respectivas músicas. A ordem de apresentação será divulgada posteriormente.

1. A Nuvem - Viva
2. A Fase Rosa - Instante Eterno