A organização da Festa de Agosto está garantindo uma melhoria contínua da segurança pública no município. Até 2005, a festa era realizada nas ruas do Centro da cidade e, além de prejudicar o trânsito, causava enormes transtornos para comerciantes, clientes e para a população em geral. Eram constantes os inúmeros roubos e furtos durante a festa, tendo sido registrados inclusive arrastões em plena praça Dr. Lund

Encerrada a festa, os problemas continuavam com os altos índices de arrombamentos e furtos por meses consecutivos, trazendo uma sensação de insegurança para toda a população.

A nova estrutura da Festa de Agosto, a partir de 2006, mudou esta realidade. A revista realizada pela empresa de segurança na entrada do evento, o monitoramento sistemático da Policia Militar, o planejamento estratégico das ações envolvendo todos os órgãos de segurança e a firme atuação do Setor de Fiscalização da Prefeitura passaram a garantir a tranqüilidade para que as famílias de Lagoa Santa possam se divertir com toda a comodidade.

Outro fator importante já comprovado pelos dados da Polícia Militar ao longo destes seis anos foi que, desde 2006, houve uma redução significativa dos índices de violência na cidade após a realização da festa.

O tenente da 181ª Cia PM, José Geraldo da Silva, ficou surpreso com a organização do evento. “Não registramos uma ocorrência sequer nos cinco dias de festividades”, comentou. Ele explicou que isso é difícil de ocorrer em festas com aglomeração de público. “Tudo foi muito bem planejado com a segurança no entorno, controle de entrada de pessoas e correta distribuição do efetivo de policiais”, finalizou.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa