As riquezas pré-históricas do município de Lagoa Santa e do estado de Minas Gerais serão tema do programa Bem Cultural da Rede Minas, que a partir do dia 18 de março leva aos mineiros a série “A Pré-História em Minas Gerais”. A proposta da emissora é retratar um pouco dos trabalhos arqueológicos e paleontológicos do estado por meio da produção de documentários sobre o tema.

O Município de Lagoa Santa, em especial o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE), serão temas do programa. A cidade é referência no país quando o assunto é a pré-história, as características do solo da região permitiram descobertas de fosseis muito antigos.
A série está dividida em cinco episódios, cada um vai enfocar um aspecto dos estudos sobre a pré-história em Minas, confira a lista dos dias de apresentação e dos temas de cada episódio:

• Dia 18 de março - 1º Episódio: “No Mundo das Cavernas”
• Dia 25 de março - 2º Episódio: “ O Legado de Lund”
• Dia 01 de abril – 3º Episódio: “ No tempo dos Animais Gigantes”
• Dia 08 de abril - 4º Episódio: “O povo de Luzia”
• Dia 15 de abril - 5º e último Episódio: “A Arte Rupestre”

Uma reflexão sobre o patrimônio cultural mineiro

O programa Bem Cultural propõe, através de documentários, uma reflexão sobre o patrimônio cultural mineiro nas mais variadas celebrações, formas de expressão, saberes e lugares de Minas Gerais. O programa procura compreender as particularidades de diversos cantos do território mineiro a partir dos sujeitos que os habitam.
Os documentários enfocam as várias categorias de bens materiais e imateriais, sejam celebrações, formas de expressão, saberes e lugares, como também monumentos e objetos tradicionalmente reconhecidos.