O mais conhecido cartão postal da cidade, a Gruta da Lapinha, está fechada para visitação. Entre os dias 19 e 21 de setembro as visitas estão suspensas, o local passa por reformas estruturais e estará sendo preparado para a inauguração do museu Peter Lund, que acontece na próxima sexta-feira, 21, quando o parque receberá apenas convidados para a cerimônia. Todas as portarias do Parque Estadual do Sumidouro, onde se localiza a gruta, também estarão fechadas para visitações no período.

O Museu Peter Lund vai abrigar a exposição permanente com cerca de 70 fósseis do Museu Zoológico de Copenhague, que serão cedidos pelo governo da Dinamarca em regime de comodato. Durante as mais de quatro décadas em que viveu na região de Lagoa Santa, Lund enviou ao seu país uma coleção com 12.622 peças, a maioria encontrada na extinta Gruta Lapa Vermelha, em Lagoa Santa.


A Gruta


Descoberta em 1835 por Peter Lund, a gruta da Lapinha localiza- se no Parque Estadual do Sumidouro e está inserida na área de proteção ambiental da APA-Carste de Lagoa Santa. Recentemente, a gruta passou por reformas visando um melhor atendimento ao público e a valorização e preservação do patrimônio tombado em nível federal e municipal.