Vale-cultura entra em vigor em julho. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Belo Horizonte. A capital mineira tem o maior potencial de recursos para ser investido no benefício. A expectativa da ministra é de que o programa atinja cada vez mais municípios.

Com o benefício, o trabalhador terá direito a R$ 50 por mês. Ele poderá adquirir produtos ou serviços culturais da forma que quiser. Para evitar os desvios do programa, haverá um controle por meio de cartão de crédito. Para o Ministério da Cultura, cerca de 350 mil empresas devem adotar o vale-cultura, o que representa R$ 500 milhões de reais aproximadamente de isenção/ano.

Na faculdade Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, a ministra falou sobre o benefício para estudantes, representantes da área de cultura e políticos. O prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Neto, o vice prefeito, Genesco Neto e o Diretor de Turismo, Fábio Ferrer, prestigiaram o evento. Logo em seguida, Doutor Fernando concedeu entrevista ao programa Chamada Geral, apresentado pelo jornalista Eduardo Costa, na rádio Itatiaia. Na ocasião, o prefeito prestou esclarecimentos sobre o transporte universitário e fez uma homenagem às mulheres.