Com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Diretoria de Turismo e Cultura, dois grupos da cidade participaram do “2º Festival de Culturas Tradicionais”. O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de maio, na cidade de São Francisco, no norte de Minas.

Cerca de 40 grupos de todo o país participaram do evento com o objetivo de divulgar as tradições culturais de cada região do país. Os grupos Folia de Santos Reis – Lagoa Santa e Candombe de Nossa Senhora do Rosário (do bairro Várzea) representaram Lagoa Santa.

De acordo com o presidente da Associação Cultural Amigos do Folclore de Lagoa Santa (Ascaf) e vice-presidente da Federação Mineira de Folia de Reis Luiz Antônio Martins, “os grupos folclóricos de Lagoa Santa mostraram nossa cultura que é rica e diferente. Nenhum grupo era parecido ao nosso”.

Para o diretor da pasta de Turismo e Cultura Fábio Ferrer, o evento fortalece o encontro dos grupos de folia em um momento que há um processo de valorização e conscientização da memória folclórica brasileira. “Esse evento foi um dos muitos que ainda virão. O objetivo da Diretoria de Turismo é fortalecer o folclore e as tradições de Lagoa Santa”, finaliza Ferrer.

• Julho – Nossa Senhora Sant'Ana (Congado)
  • Agosto – Encontro de Folia de Reis (Folia)
  • Setembro – Nossa Senhora do Rosário da Lapinha (Congado)
  • Outubro – Festa de Nossa Senhora do Rosário do Campinho (Congado)