No último sábado, 14/06, no túmulo Lund, foi realizada a cerimônia de abertura das comemorações do 213º aniversário de nascimento do naturalista dinamarquês, mundialmente conhecido como o pai da paleontologia. A abertura da solenidade foi realizada no local onde Lund foi sepultado e teve como ponto principal a entrega da Medalha Peter Lund as dez personalidades do município.

Ao lado do pequizeiro onde Lund foi enterrado, a banda Santa Cecília, criada por ele em 1842, abriu a comemoração com a execução o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, a execução do Hino da Dinamarca.

Logo após, o Prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira e o Cônsul da Noruega e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Dinamarca, Jens Olesen, realizaram um tributo à memória de Lund depositando uma coroa de flores próximo ao busto do dinamarquês.

Na ocasião, o Cônsul recebeu um arquivo de áudio com a gravação da apresentação da banda Santa Cecília realizada no ano de 1960, na rádio nacional, além de homenagens prestadas por uma sociedade e pelo Grupo de Escoteiros do Ar Peter W. Lund.

Medalha Dr. Lund

Após cerimônia realizada no túmulo de Lund, os convidados seguiram para o auditório da escola que recebeu o nome do dinamarquês para prestigiar a solenidade de entrega da medalha Dr. Lund, em reconhecimento aos trabalhos realizados.

Ao dar inicio a cerimônia de entrega das medalhas o prefeito Dr. Fernando Pereira, afirmou que, "os homenageados de hoje são pessoas que agregam conhecimento e valores para toda cidade sendo exemplo de vida e dedicação para todos nós".

Aos 94 anos a senhora, Helena Ferreira da Silva, que dedicou sua vida a confecção de peças carnavalescas para a cidade, hoje contribui com conhecimento e trabalho para as festas tradicionais do município, destacou que é sempre uma alegria ter seu trabalho reconhecido. "Estou muito satisfeita com a homenagem espero poder estar sempre contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade".

A condecoração entregue pelo prefeito, Dr. Fernando Pereira, e pelo representante do presidente da Câmara, o vereador Juninho Fagundes com auxilio da mini miss Lagoa Santa Isabela Félix e o Grupo de Escoteiro do Ar Peter Lund, também deixou honroso o professor e doutor em engenharia hidráulica e saneamento, Luiz Mário Queiroz de Lima, que atualmente vem desenvolvendo o projeto para revitalização da lagoa central.

"Estou me sentindo honrado por poder receber a medalha Lund e também de estar recebendo o apoio do prefeito Dr. Fernando que vem apostando no futuro da cidade", afirmou o professor Luiz Mário Queiroz.

Também foram agraciados com a medalha Peter Wilhelm Lund os ex-prefeitos de Lagoa Santa, Rogério Avelar e Antônio Carlos Fagundes; o ex-vereador, Geraldo Borges D' Avelar; o deputado Estadual, Lafayette Andrada; o cônsul honorário de Angola em Lagoa Santa, Albino de Azevedo; a consulesa da Noruega, Renata Olesen; a coordenadora do Museu Arqueológico da Lapinha, Erika Bányai. Além do homenageado in memorian Flávio da Fonseca Viana.

Confira o mini currículo de cada um dos 10 agraciados com a medalha Lund no ano de 2014.