O cenário não poderia ser mais apropriado para um concerto musical. O final da tarde com um maravilhoso pôr do sol e o início da noite com a luz das estrelas refletindo no espelho d’água da lagoa deram as boas vindas aos espectadores que, ansiosos, aguardavam o início concerto do maestro e pianista Arthur Moreira Lima.

Considerado pela crítica como uma das mais importantes personalidades da cultura nacional, o maestro realizou em Lagoa Santa a apresentação de número 493 do projeto “Um Piano pela Estrada Real”.

O espetáculo realizado às margens da lagoa trouxe para o deleite do público obras de Chopin, Tchaikovsky, além de grandes clássicos brasileiros. Entusiasta e profundo conhecedor da grande arte, Moreira Lima, explanou sobre as origens e nuances das composições, enquanto eternizava em seu piano os grandes clássicos musicais.

A psicóloga Maria das Graças considera iniciativas como esta de grande importância para levar e aproximar a cultura do grande público. “A iniciativa foi maravilhosa e não podemos perder oportunidades como esta que está acontecendo aqui em Lagoa Santa em que se traz a cultura para mais próximo das pessoas”, disse.

O analista ambiental, Élio Domingos, ficou surpreso com a realização do evento e saiu do bairro Santa Tereza em Belo Horizonte para prestigiar a apresentação do maestro. “Trabalho com projetos culturais e, pela primeira vez, vejo a cidade de Lagoa Santa promovendo uma apresentação dessa envergadura cultural. É um começo e que muitas outras apresentações como esta possam acontecer”.

Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia e, desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Entre as orquestras com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres e a orquestra National da França.

O espetáculo teve o apoio da Prefeitura de Lagoa Santa, através da Secretaria de Bem Estar Social/Diretoria de Turismo e Cultura.