A Prefeitura de Lagoa Santa inovou e pela primeira vez na história da cidade celebrou o aniversário de Peter W. Lund em um evento aberto realizado na praça central.

A solenidade em comemoração aos 214 anos de nascimento do cientista dinamarquês que projetou o nome de Lagoa Santa para o mundo teve início no memorial Dr. Lund, e foi marcada pela entrega solene da medalha Peter Wilhelm Lund, pelas belíssimas apresentações musicais que abrilhantaram o evento.

Durante a cerimônia o prefeito, Dr. Fernando, destacou a importância de celebrar a data conservando e perpetuando a história da cidade. "Essa é uma homenagem a Dr. Lund e às pessoas que assim como ele tem ajudado a construir a história da nossa cidade com sabedoria, dedicação e amor", afirmou.

Com direito a tapete vermelho os 16 homenageados foram recepcionados pelos Dragões da Inconfidência e subiram ao dispositivo montado para entrega da medalha ao som instrumental da banda Nossa Senhora de Lourdes. Os homenageados foram condecorados com a medalha Peter Wilhelm Lund e as mulheres homenageadas também receberam da prefeitura um buquê de flores.

A celebração foi encerrada com a apresentação da Orquestra Big Band da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), regida pelo o maestro, Ivan Junior , que envolveu o público com repertório composto por vários estilos musicais brasileiros como chorinho, bossa nova, rock e MPB.

Os alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Santa também foram destaque ao apresentar um pouco do que eles tem aprendido através do projeto Música na Escola. Além disso, o evento também contou com a homenagem prestada pelo Grupo de Escoteiros do Ar Peter W. Lund.

Para o cônsul geral da Noruega e Presidente da Câmara de Comércio Brasil -Dinamarca, Jens Olesen é sempre uma emoção muito grande celebrar o aniversário de Dr. Lund. " Ele é muito importante para o mundo é sempre uma grande satisfação poder lembrar seus feitos e descobertas", afirmou.

O evento em comemoração ao aniversário de Dr. Lund contou com a participação do Secretário de Estado de Cultura, Senhor Ângelo Oswaldo; do representante do Ministro de Esportes, Ivan Soares ; e de representantes do Poder Executivo.

Medalha Lund

A Medalha Dr. Peter Wilhelm Lund concedida a pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento de Lagoa Santa, destacando a relevância de seu patrimônio histórico e cultural.

Agraciados 2015

Ana Paula Almeida Marchesotti - Historiadora

Ângelo Oswaldo - Secretário de Estado de Cultura

Conceição Augusta de Matos - Personalidade Centenária da cidade