Para reduzir a morte materna e prevenir complicações ligadas ao parto, a Prefeitura retoma o programa “Mãe Santa” a partir de agosto deste ano. A proposta é promover o cuidado integral da saúde da mulher e da criança por meio de políticas capazes de fortalecer a humanização do atendimento das gestantes e, principalmente, viabilizar a melhoria da atenção pré-natal, nascimento e pós-parto.

Isso porque as principais causas de mortalidade materna no Brasil, e em Lagoa Santa não é diferente, estão ligadas, diretamente, a má qualidade da assistência no pré-natal e parto. Diante disso, é preciso capacitar os profissionais de saúde para que façam o acolhimento com sensibilidade e técnica de forma a envolver as pacientes a realizar o acompanhamento que antecede ao nascimento.

O pré-natal compreende uma série de procedimentos clínicos e educativos com a finalidade de assistir a evolução da gestação e promover a saúde de mãe e filho. A experiência médica comprova que um pré-natal bem feito reduz, significativamente, o risco de complicações e morte, garantindo um parto mais seguro.

“Mãe Santa” é um projeto especial que reflete todo o conceito do CUIDAR adotado pela atual gestão. Isso significa promover a saúde de maneira integral e resolutiva, ao envolver toda a Rede Municipal de Saúde em prol da preservação da saúde.

Como funciona o programa

As gestantes participantes são acompanhadas do início até o final da gestação por uma equipe multiprofissional formada por: médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, dentista e obstetra.

Além de realizar as consultas de pré-natal, as gestantes participam de atividades educativas, quando recebem orientações sobre amamentação, parto, higiene pessoal e do filho, desenvolvimento/crescimento da criança e planejamento familiar.

No momento da adesão ao programa, a gestante receberá uma bolsa personalizada contendo caderneta da gestante e uma squeeze. No final da gestação a gestante receberá um kit maternidade composto por: 01 bolsa maternidade, 01 manta de microfibra, 01 pacote de fraldas, 01 toalha, 01 sapatinho, 01 macacão e 01 sabonete líquido.

Além disso, a grávida associada ao “Mãe Santa” terá como referência, caso ocorra alguma intercorrência, durante todo período de gestação, o Hospital Lindouro Avelar. E também terá direito ao transporte sanitário para ida e volta da maternidade.

O primeiro atendimento à puérpera e ao recém nascidos será realizado pela equipe de saúde da família após 7 dias do parto, quando os responsáveis recebem instruções sobre os cuidados com o bebê, que terá acompanhamento com o pediatra garantido por um período de 30 dias.

BannerSite Mae Santa