Nesse tempo de Páscoa, dividido com  a angústia da pandemia do novo coronavirus, atingindo a todos nós, a Secretaria Municipal de Educação  vem, neste momento, trazer uma mensagem de otimismo aos alunos, pais, professores, diretores, pedagogos, coordenadores e funcionários que compõem a  Rede Municipal de Ensino.

Sem dúvida, é uma experiência única, atípica, que modificou o comportamento das pessoas e alterou o regime produtivo das empresas, sejam elas individuais ou coletivas de  todos os setores no Brasil e  e no mundo) a Educação não é diferente, com a particularidade especialíssima por lidar com crianças, jovens adolescentes e adultos.

Queremos externar nossa gratidão a todos principalmente, aos pais, mães ou responsáveis dos alunos, que estão se desdobrando para mantê-los ativos, durante essa súbita suspensão das aulas.

Nessas três semanas passadas, acompanhamos, diariamente, as notícias dos órgãos oficiais de saúde do país e também dos órgãos oficiais de organização e financiamento da Educação Nacional para encaminhar o direcionamento  de nossas ações, a fim de minimizar o impacto dessa lacuna na vida escolar de cada aluno.  Isto porque, uma pandemia, não tem precedentes na história. Talvez possamos tomar como referência a gripe espanhola, há mais de cem anos mas não fazemos ideia do que foi na realidade.

Diferente daquela época, os avanços da tecnologia oferecem,  hoje,  alternativas de superação das barreiras criadas pelo isolamento social, o cuidado individual e o temor de contrair o vírus, com o propósito de garantir que o ano letivo não seja perdido.

Inicialmente, por se tratar de uma experiência nova e desafiadora, convocamos os educadores das escolas para juntos pensarmos estratégias de funcionamento, nesse período, enquanto durar a pandemia, com base nas deliberações do Ministério da Educação/MEC, Conselho Nacional da Educação/CNE, Conselho Estadual de Educação/CEE-MG e Secretaria de Estado da Educação/SEEMG, por meio virtual, oferecendo aos alunos, remotamente, atividades escolares para mantê-los ativos, com orientações produzidas por seus professores.

Em conformidade com a legislação federal, estadual e municipal, manteremos, nesse período, as atividades escolares de forma não presencial, por tempo indeterminado, assim como as demais redes de ensino do país, não com o intuito de transferir o papel da escola às famílias, mas dividindo com elas essa tarefa, com o objetivo de manter a rotina escolar e, assim garantir  o vínculo do aluno com a escola, lembrando que a família é colaboradora essencial na    educação.

Nesse momento, os planejamentos das atividades estão concluídos e aprovados pela SEMED, com foco na revisão dos conteúdos, a partir do diagnóstico, realizado em todas as escolas da rede municipal, no início do ano letivo e, a partir do dia 13 de abril, serão disponibilizados a todos os alunos,  pelo meio escolhido nas escolas.

Destaca-se a importância da realização dessas atividades pelos alunos, uma vez que serão consideradas como carga horária trabalhada e anexadas, como complemento da carga horária anual exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Destacamos a importância e necessidade de mantermos a motivação dos alunos com a criatividade pessoal do professor.

Portanto, trata-se de uma força tarefa em benefício da aprendizagem dos nossos alunos. Precisamos que ela alcance seu objetivo e estamos a postos para aperfeiçoar o que for   necessário.

A Secretaria Municipal de EDUCAÇÃO ESTÁ  À DISPOSIÇÃO PARA SANAR  AS DÚVIDAS EXISTENTES.

Solicitamos que acompanhem também as informações registradas no site da prefeitura, pois esse será um dos canais de comunicação entre a secretaria, as famílias e as escolas.

Contamos com o apoio de todos!

Atenciosamente,

Nila Alves de Rezende