As obras de drenagem da Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo já começaram e estão a todo vapor. Esse é o início da duplicação do principal acesso à cidade. O serviço começou na última segunda-feira (25/07) e tem previsão para acabar em dezembro deste ano.

Durante as obras, os acessos à cidade sofrerão algumas alterações no trânsito, como desvio e aumento no fluxo de veículos. Esses transtornos são passageiros e visam no geral a melhoria de todo o município.

De acordo com o secretário Adjunto de Obras, Rogério Viana, esta obra será muito benéfica para o trânsito da cidade. “Esta é a principal via de entrada de Lagoa Santa, e depois de duplicada, o fluxo de veículos será bem mais leve, acabando com os engarrafamentos que ocorrem nos feriados e fins de semana”, explicou.

A drenagem tem como objetivo fazer o escoamento de água das chuvas e, com isso, evitar alagamentos e maiores transtornos. Por meio desse tratamento, a água será levada para um único coletor e, de lá, conduzida de forma ordenada até a lagoa central. Esse coletor possui um filtro que evita que lixo, pedras e lama sejam descarregados na lagoa.

A Prefeitura tem sempre o cuidado de drenar a água antes de asfaltar as ruas da cidade. De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Breno Salomão Gomes, no passado, nunca houve uma preocupação com essa questão, o que acarretou o assoreamento da lagoa que, em 20 anos, teve sua profundidade diminuída quase pela metade. “Temos sempre a preocupação de realizar as obras de drenagem”, afirmou.

Este ano a Prefeitura já realizou diversas obras no município, como ampliação da rede de esgotos sanitários, pavimentação e criação de novas unidades de saúde, construção de escolas, dentre outras. Muito ainda será investido para que as obras não cessem até que todos os bairros tenham suas demandas atendidas.

Ascom – Prefeitura de Lagoa Santa