A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa vai promover no domingo, 2/03, no âmbito da programação oficial de carnaval Agito Lagoa, um concurso cultural de fantasias nas categorias infantil e adulto. O concurso, que tem por objetivo despertar a criatividade e o interesse dos cidadãos para a riqueza dos tradicionais festejos carnavalescos, vai premiar as três primeiras fantasias colocadas nas duas modalidades do concurso.

Poderão se inscrever para o concurso cidadãos brasileiros ou naturalizados residentes em Lagoa Santa, exceto os servidores municipais. As inscrições, gratuitas, serão feitas no próprio dia do concurso, no stand de atendimento que a Prefeitura vai instalar no Areião. As inscrições para a categoria infantil serão realizadas de 14 às 16h; a de adultos, de 20 às 22h.

Crianças e adolescentes na faixa etária de 1 a 15 anos poderão concorrer na modalidade na Fantasia Popular Individual Infanto- Juvenil; jovens e adultos, a partir dos 16 anos, na categoria Fantasia Popular Individual Adulto. As inscrições serão aceitas mediante a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço. Os menores deverão se apresentar ao stand acompanhados dos pais ou responsáveis.

O concurso de fantasias infantis deverá ocorrer no Areão durante a Matinê Infantil na tarde de domingo, 2/03; o das fantasias adultas no mesmo local e dia, em meio ao show carnavalesco da noite.

Seleção
O julgamento do mérito das fantasias será feito por um júri de até quatro pessoas escolhidos pela Diretoria de Turismo e Cultura/Secretaria de Bem Estar Social entre representantes de entidades culturais ou pessoas de notório conhecimento na área carnavalesca, artística e cultural, e cujos nomes serão informados pelo site www.lagoasanta.mg.gov.br

Os jurados farão seu trabalho nas duas categorias, observando critérios como fantasia, originalidade, consonância com o título declarado da fantasia, criatividade na confecção, acabamento e emprego de materiais alternativos ou recicláveis.

Prêmios
Os prêmios oferecidos pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa são de R$500,00, e troféu para a primeira classificada na modalidade Melhor Fantasia Popular Infantil; R$400,00 e troféu para a segunda; e R$ 300,00 e troféu para terceira. A Melhor Fantasia Popular Adulto terá como prêmio para a primeira colocada, prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 e troféu; a segunda melhor classificada receberá R$600,00 e troféu; a terceira, R$ 400,00 e troféu. Os prêmios poderão ser pagos em até 30 dias após o concurso.

O Edital do Concurso de Fantasias de Carnaval e mais informações estão nos links abaixo: