O desenvolvimento e o crescimento das cidades, pressionado pelo aumento populacional, bem como pelo investimento em novas tecnologias que facilitam a capacidade produtiva e o aumento na geração de bens, interferem cada vez mais no equilíbrio ambiental. Essa é uma preocupação, que desde a década de 1970, com a conferência de Estocolmo, vem ganhando espaço. Possibilidades reais de danos à qualidade de vida da sociedade humana e a natureza como o aquecimento global e a escassez de água, retornam a pauta do dia a cada catástrofe ambiental ou novas estatísticas de alteração do clima ou do nível dos oceanos.

Diante de tantas informações, é importante ressaltar que a questão ambiental não é um elemento isolado, envolve a todos de maneira igual, pois a sociedade humana é parte integrante do meio ambiente e suas ações interferem de maneira significativa na dinâmica desse contexto.

Preocupada com a manutenção da qualidade de vida no município de Lagoa Santa e ciente de que esta depende diretamente da salubridade ambiental, que por sua vez está relacionada às atividades industriais, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, decidiu instituir através do Decreto 1.067 de 14 de abril de 2010, o Certificado de Responsabilidade Ambiental - SELO AMBIENTAL – ECO ATITUDE, como forma de reconhecer as atitudes ambientalmente corretas das empresas localizadas no município de Lagoa Santa.

Pretende-se com isso reconhecer as boas ações das empresas e o empenho em garantir a permanência da qualidade sócio-ambiental da cidade. Durante o processo de seleção foram criados critérios objetivos relacionados ao porte do empreendimento, localização, tipo de atividade desenvolvida e o potencial poluidor/degradador da mesma. Para respaldar a certificação foi elaborado um questionário a ser preenchido por responsáveis da empresa, onde foram abordadas questões referentes à atuação da mesma, desempenho, conformidade e sustentabilidade ambiental.

Para esse primeiro ano de entrega do selo, foram selecionadas empresas de ramo de produção e/ ou com potencial de impacto e degradação ambiental significativo, mas, a intenção é estender a certificação para todos os segmentos institucionais presentes na cidade.

No dia 30/06/2010 foi organizado um evento para a entrega do certificado às empresas habilitadas. O mesmo contou com a presença dos representantes da Prefeitura Municipal, das empresas e autoridades da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Fica a ressalva para a população e demais empresas da cidade. O Selo Ambiental – Eco Atitude é uma iniciativa inédita, pois acredita-se ser o elogio as boas ações, uma das melhores estratégias para se alcançar a melhoria contínua da qualidade ambiental associada ao desenvolvimento sustentável e equilibrado ao crescimento notório da nossa cidade.

Para maiores informações e esclarecimentos entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.