Lagoa Santa aderiu ao Projeto Turístico Minas Santa 2024, cuja proposta é divulgar e dar visibilidade aos municípios que compõem a rota mineira da religiosidade e da fé no período da Semana Santa entre os dias 24 a 31 de março.  

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Bem-Estar Social por meio da Diretoria de Turismo e Cultura de Lagoa Santa em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais para a promoção do Cadastro das Celebrações e Ritos da Quaresma e Semana Santa.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, agora elevada a Santuário da Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, preparou uma programação especial para a Semana Santa 2024, com uma série de liturgias, momentos de oração, procissões e convívio, destinados a enriquecer a experiência espiritual de fiéis e peregrinos. O Santuário da Padroeira recebe anualmente milhares de fiéis em busca de milagres para cura de seus males físicos e espirituais. Além disso, a Igreja é símbolo da religiosidade da cidade.

As celebrações em Lagoa Santa terão lugar tanto no Santuário como em outras comunidades. Os interessados podem visitar também a Rota da Fé, um caminho cheio de história e religiosidade, onde encontra-se a Capela de Sant’Ana, situada na Fazenda Fidalgo datada 1745, sendo a mais antiga do município, a Capela N. S. do Rosário, construída no início do século XIX pelos escravos, e, próximo ao centro da cidade, erguida no final do século XIX, a Capela N. S. da Conceição. Todas com o charme das tradicionais capelas mineiras. 

Durante os anos de 2021 e 2022, as Capelas Históricas – Capela de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Capela de Santana foram tombadas e passaram por um processo de restauro financiado com recursos dos cofres municipais. As obras além de recuperarem as características originais e reabilitarem as estruturas das edificações, permitiram o retorno das celebrações, promovendo assim a continuidade das tradições, memórias e fé do povo de Lagoa Santa. 

Calendário das festas tradicionais:

  • Capela de Santana: Festa de Senhora Sant’ Ana – Julho próximo à data da Padroeira, 26 de julho;
  • Capela de Nossa Senhora do Rosário: Festa Conga dedicada à Nossa Senhora do Rosário - próximo ao dia 7 de outubro e 
  • Capela de Nossa Senhora da Conceição: Festa dedicada à Padroeira, 8 de dezembro.