A Gruta da Lapinha, mais belo atrativo turístico de Lagoa Santa, inicia uma nova fase. O ponto turístico localizado aproximadamente a 20 minutos do centro da cidade, conta com condutores experientes e infra-estrutura pronta para atender ao turista. A atenção com a preservação ambiental foi intensificada e novas regras de visitação foram adotadas, com o objetivo de reduzir o impacto em todo o ambiente cavernícula.

Todas as visitas são acompanhadas por condutores, que fornecem todas as informações e curiosidades do atrativo, utilizando abordagens lúdicas e conhecimentos científicos. Os grupos, de no máximo 25 pessoas, facilitam o trabalho de conscientização.

Toda a área, com sinalização turística, proporciona um agradável passeio, sendo um sugestivo local para passar o dia com a família e amigos.

Próximo à Gruta da Lapinha, existem dois restaurantes que oferecem a tradicional comida mineira, quiosques de doces e artesanatos, museu do castelinho, e o Espaço Cultural e Ambiental Dr. Lund, com exposições sobre a região da APA – Carste de Lagoa Santa, além da réplica em tamanho natural de um animal encontrado na região, a famosa Preguiça Gigante.

Conhecida internacionalmente pelas diversas pesquisas realizadas, a região de Lagoa Santa é considerada berço da paleoantropologia brasileira.


A Gruta da Lapinha, de grande beleza cênica, é motivo de orgulho para a cidade de Lagoa Santa. Sem dúvida, vale a pena conhecer e entender um pouco mais sobre este rico Patrimônio Histórico-Cultural de grande importância. Visite a Gruta da Lapinha!