Você conhece o Núcleo de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde? É uma parte essencial do sistema de saúde do município, que tem como objetivo organizar e direcionar o acesso aos cuidados e tratamentos médicos, garantindo atendimento aos pacientes de forma eficiente e equitativa via Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas afinal, o que é e como funciona a Regulação em saúde? Trata-se de um conjunto de ações realizadas por profissionais especializados, responsáveis pela triagem, avaliação e priorização dos pacientes conforme o quadro clínico e por encaminhá-los aos serviços de saúde adequados, promovendo equidade para aqueles que precisam de mais atenção. É um processo fundamental para garantir que cada pessoa seja atendida no local apropriado e no momento certo, de acordo com suas necessidades.

Quando procurar os serviços de saúde na Regulação? Sempre que você precisar de informações sobre consultas, exames, cirurgias ou tratamentos médicos agendados. A Regulação pode ajudá-lo a encontrar o serviço de saúde mais indicado para o seu tratamento e também esclarecer dúvidas sobre os protocolos de encaminhamento.

Onde encontrar os serviços de saúde na Regulação em Lagoa Santa? Você pode se informar sobre os serviços ligando para a Central de Atendimento Remoto (CEAR Regulação) ou consultando a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa.

 

CEAR REGULAÇÃO - EXAMES, CONSULTAS E CIRURGIAS (ATENDIMENTO REMOTO)

  • Telefone: (31) 3688-1485
  • Horário: 8h às 18h

REGULAÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (ATENDIMENTO PRESENCIAL)

  • Endereço: Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 2.500, loja 28, Santos Dumont, Lagoa Santa - MG
  • Horário: 8h às 17h
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Mas por que é tão importante recorrer à Regulação em saúde? Primeiramente, ela contribui para a eficiência da Rede, otimiza o fluxo de trabalho e direciona os pacientes para locais mais adequados de tratamento. Isso significa que você receberá o atendimento necessário de forma mais rápida e eficaz. Além disso, a Regulação auxilia na equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que todos tenham acesso justo e igualitário aos serviços de saúde, independentemente de sua condição socioeconômica.

Lagoa Santa está comprometida em cuidar de você da melhor maneira possível. Sua saúde é muito importante para nós!

Fluxo de Trabalho Regulao em Sade

 

 

A Central de Atendimento Remoto (CEAR), integrada aos serviços de atenção à saúde pública, trabalha com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais e psicólogos.

Atualmente, a rede é responsável por prestar monitoramento, orientações e informações aos seguintes públicos:

- Pacientes com sintomas gripais, suspeitos e confirmados para Covid-19;

- Pacientes com alterações/agravamento do quadro de saúde após a infecção por Covid-19;

- Pacientes gestantes e puérperas;

- Pacientes que estão aguardando agendamento de consultas, exames especializados e cirurgias pelo setor de Regulação.

 

  • Telefone:

       (31) 3688-1485 

  • Horários de Atendimento:

       - Segunda a sexta-feira: de 8h às 18h, para todos os públicos descritos acima. 

       - Segunda a domingo: de 8h às 18h, apenas para pacientes com sintomas gripais, suspeitos, confirmados e com alterações/agravamentos por Covid-19. 

 

BANNER DEC4472 90X110 COVID page 0001

Folder oficial Pos Covid  

 

 

A Secretaria de Saúde de Lagoa Santa disponibiliza o serviço gratuito de transporte sanitário de pacientes que moram na cidade e precisam se deslocar para fora do município para realização de consultas, exames especializados e tratamentos como hemodiálise e quimioterapia. O “Chegar Bem” conta com diversos veículos como micro-ônibus adaptado, ambulâncias, carros e vans para atender com segurança e comodidade todos os pacientes.

O funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Pacientes com idade inferior a 18 anos ou superior a 65 anos, bem como aqueles em condição especial de saúde, devem ser acompanhados por um responsável ou familiar. Durante o deslocamento em veículos coletivos, os pacientes são assistidos por um técnico de enfermagem.

O “Chegar Bem” funciona através de agendamento antecipado e também pode ser acionado, presencialmente, na sede da Prefeitura: rua São João, nº 290, Centro, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou, ainda, na Unidade Cuidar mais próxima de sua casa. Mais informações: (31) 3688-1379. 

 

RESGATE

A Secretaria de Saúde de Lagoa Santa, em parceria com o Hospital Lindouro Avelar, disponibiliza para a população um serviço gratuito de atendimento móvel básico de urgência e emergência com funcionamento 24 horas por dia.

A assistência acontece em situações de natureza clínica e traumática que podem levar a sofrimentos intensos, a sequelas e até mesmo a risco de morte. O Corpo de Bombeiros continua atuante na cidade, e deve ser acionado de forma prioritária. O Chegar Bem Resgate serve como alternativa e apoio ao atendimento pré-hospitalar e pode ser chamado pelo telefone: (31) 3972-5432. Uma ambulância com profissionais capacitados para o resgate imediato será enviada a qualquer localidade situada no município de Lagoa Santa.

Saúde. CHEGAR BEM RESGATE. Uma solução eficiente para atender às diversas situações. Exclusivo para o município de Lagoa Santa.

Saúde. CHEGAR BEM RESGATE. Atendimento 24 horas para urgências e emergências clínicas obstétricas, psiquiátricas, acidentes e traumas em que haja risco de morte, sequela e sofrimento intenso. Atendimento rápido, seguro e de qualidade! Parceria da Prefeitura com o Hospital Lindoura Avelar (Santa Casa de Lagoa Santa). Telefone: (31) 3972-5432.

 

OuvidoriaSaude

 

Para melhorar ainda mais os cuidados com a saúde da população de Lagoa Santa, disponibilizamos um canal aberto de comunicação, escuta e acolhimento ao cidadão, garantindo que suas manifestações possam efetivamente contribuir para o aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho e da qualidade dos serviços prestados pelo SUS. 

 


  • Telefone: 3688-1378 ou 136 (Disque Saúde*)  
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Atendimento presencial: Centro Administrativo da Prefeitura - av. Acadêmico Nilo Figueiredo, nº 2.500, loja 28, Santos Dumont, Lagoa Santa - Minas Gerais - 33400-000.  
  • Horário: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h

 

LOGOTIPO DISQUE SADE 136* O Disque Saúde 136 funciona 24 horas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h. Fora desses horários de atendimento, as informações são gravadas e disponibilizadas pela Unidade deResposta Audível (URA). 

 

 

 

Logo CNES

A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, quer conhecer os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde privados que atuam no município com convênio SUS ou não, pessoas físicas e jurídicas. 

Leia mais...