EQUIDADE EM SAÚDE

 

A equidade em saúde é um princípio fundamental que busca assegurar que todas as pessoas tenham igualdade de acesso a serviços de saúde e oportunidades de bem-estar, independentemente de sua origem étnica, gênero, orientação sexual, idade, capacidade física, status socioeconômico ou qualquer outra característica pessoal. Em Lagoa Santa, estamos comprometidos com a promoção da equidade em saúde para todas as minorias sociais presentes na nossa comunidade.

 

Conheça nossa Política Municipal de Equidade em Saúde

A Política de Equidade em Saúde de Lagoa Santa, criada em conformidade com os princípios do SUS, trata de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde que visam debater políticas de saúde pública e dar visibilidade às minorias sociais, especialmente da população negra e quilombola; comunidades indígenas; LGBTQIA+; povo do campo, das florestas e das águas; população em situação de rua; albina; cigana; população privada de liberdade; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e populações migrantes, refugiadas e apátridas.

A Política tem papel fundamental no processo de identificação das necessidades de saúde, na definição de políticas públicas e de programas que preconizam a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. Além disso, a Política permite reconhecer o processo social, político, econômico, cultural e histórico que produz situações de desigualdades para determinados grupos em nosso município.

A Política da Equidade em Saúde de Lagoa Santa foi pensada não somente para cumprir os indicadores estipulados pela Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS). A gestão municipal reconhece que a equidade vai além das ações coletivas e entende a importância da atenção integral à saúde para populações mais vulneráveis, que demandam cuidados específicos e atenção especial.

 

Plano Operativo para Minorias

Dentro do Plano Operativo para Minorias da Política de Equidade em Saúde são pactuadas diversas ações com o propósito de conhecer a realidade dos serviços prestados para a população e avaliar as demandas e expectativas de toda comunidade assistida, tais como:

  • Reuniões de articulação da rede;
  • Oficinas de orientação e mobilização social;
  • Visitas técnicas;
  • Grupos de trabalho intra e intersetorial;
  • Capacitações;
  • Conferências livres;
  • Eventos voltados para a comunidade;
  • Atendimentos individuais;
  • Intervenções familiares;
  • Projetos terapêuticos singulares, dentre outras iniciativas.

 

Comitê Técnico Municipal de Promoção da Equidade em Saúde

Instituído por meio do Decreto Municipal No 4.455, de 30 de dezembro de 2021, o Comitê conta com a participação da sociedade civil organizada de Lagoa Santa no que tange o apoio de ações e debates sobre a saúde dos grupos populacionais e minorias de forma ativa e abrangente. O Comitê atua na construção e implementação de políticas públicas com maior equidade, que primam pela intersetorialidade e transversalidade, garantindo direitos civis, políticos, sociais e humanos.

 

Identificando as Minorias Sociais em Lagoa Santa:
  1. Comunidades Indígenas: Reconhecemos a presença de comunidades indígenas no nosso território e estamos comprometidos em garantir que seus direitos sejam respeitados e que tenham acesso a serviços de saúde culturalmente apropriados.
  2. População LGBTQIA+: Levamos a sério a inclusão e o respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, trabalhando para garantir que as pessoas LGBTQIA+ tenham acesso a cuidados de saúde sensíveis às suas necessidades.
  3. População Negra e Quilombola: Reconhecemos que pessoas de diversas origens étnicas e raciais compõem nossa comunidade e promovemos a sensibilização cultural e a igualdade de tratamento na prestação de serviços de saúde.
  4. População Albina: Percebemos a importância de cuidados de saúde adequados para a população albina de Lagoa Santa e trabalhamos para promover políticas que atendam às suas demandas específicas. 
  5. Povo do Campo, da Floresta e das Águas: Reconhecemos a importância das comunidades rurais e agrícolas em nossa região e trabalhamos para garantir que tenham acesso a serviços de saúde adequados, levando em consideração suas principais necessidades.
  6. População em Situação de Rua: Nos comprometemos a fornecer apoio e cuidados de saúde às pessoas em situação de rua, buscando soluções para seus desafios únicos de saúde e bem-estar.
  7. População Cigana: Reconhecemos a presença da comunidade cigana em Lagoa Santa e estamos comprometidos em promover sua inclusão e acesso igualitário a serviços de saúde.
  8. População Privada de Liberdade e Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Trabalhamos em parceria com o sistema prisional e socioeducativo para garantir que esses grupos tenham acesso a cuidados de saúde adequados, contribuindo para a sua reintegração na sociedade.
  9. Populações Migrantes, Refugiadas e Apátridas: Reconhecemos a diversidade de origens e situações legais da população migrante, refugiada e apátrida em nossa comunidade. Nosso compromisso é garantir que essas pessoas tenham acesso a serviços de saúde e apoio, independentemente de sua condição migratória.

 

Aquarela com as cores do arco-íris ao fundo sobreposta com os dizeres: EQUIDADE SIM! - A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa respeita, defende e apoia a equidade em saúde para construção de uma comunidade mais inclusiva e saudável para todos(as). Prefeitura Lagoa Santa - Secretaria de Saúde - SUS.