De acordo com a Diretoria Municipal de Transportes e Trânsito (Translago), esta semana será marcada por grandes expectativas em relação às questões do Move Metropolitano. No próximo sábado, 14/03, vence o prazo para o cumprimento da decisão liminar que determinou a volta do antigo modelo de operação do transporte intermunicipal, Belo Horizonte/Lagoa Santa.

É grande a expectativa dos usuários e do poder público para que o serviço do transporte coletivo volte a ser realizado diretamente entre Lagoa Santa e a rodoviária de Belo Horizonte, ainda existe uma incerteza quanto ao desenrolar deste processo, pois, nos próximos dias, os réus (Estado de Minas Gerais, Saritur e Consórcio Linha Verde) poderão recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) objetivando cassar a liminar.

Retorno a Setop nesta quinta

Nesta quinta-feira, 12/03, está confirmada a reunião às 16h, na Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Setop) com o Secretário Murilo Valadares juntamente com o Prefeito Dr. Fernando e a Translago, oportunidade em que será apresentado o relatório com os estudos técnicos realizado por empresa especializada para readequação de todo o sistema.

Dentre as várias reivindicações da Prefeitura, foi solicitada a transferência da integração para a Estação Vilarinho, a mudança do ponto de embarque e desembarque da Praça da Estação para um ponto próximo ao Centro, o atendimento direto da Linha 5888 (Executivo) até a rodoviária de Belo Horizonte, a ampliação dos quadros de horários da Linha 5882 (Urbana), principalmente aos sábados/domingos/feriados e a criação de uma linha direta Várzea/Belo Horizonte.

O atendimento direto do transporte coletivo Lagoa Santa/BH estava previsto para retornar no dia 27 de fevereiro, no entanto, foi solicitada a dilação de prazo uma vez que o Consórcio Linha Verde pediu sua inclusão no processo, dessa forma, o prazo final para o cumprimento da sentença foi transferido para sábado, 14/3.