A Prefeitura de Lagoa Santa realizou nesta quarta-feira, 4/11, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, a audiência de lançamento para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município. O plano vai traçar as intervenções viárias e de transporte a serem realizadas no município para próximos 10 anos.

O prefeito, Dr. Fernando, abriu oficialmente a audiência pública destacando a importância da participação popular neste processo. "Essa é apenas a cerimônia de abertura. Temos muito trabalho, mas ele será efetivo somente se as pessoas participarem trazendo para o plano os interesses da população. Esse é um ambiente democrático onde deve prevalecer o bem comum. Gostaria que, ao longo desses encontros, todos representantes da sociedade participassem: usuários do transporte coletivo, associações, comerciantes entre outros", destacou.

O Plano que será elaborado com a assessoria da empresa MYR Projetos Sustentáveis e terá como principal objetivo melhorar a acessibilidade aos equipamentos públicos, espaço urbano, segurança nos deslocamentos dentro do município dentre outros fatores que visam a redução de tempo de deslocamento e eficiência na utilização dos diferentes meios de transportes públicos e coletivos.

Para a moradora da cidade e representante da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Lagoa Santa (AREA), Márcia Pinto de Moura, o plano é extremamente importante para a cidade. "A criação de um Plano de Mobilidade é essencial para a cidade. É necessário que os representantes técnicos da sociedade também se mobilizem para participar desse trabalho”, enfatizou.

De acordo com a socióloga e mestre em demografia, Marina Barros, o objetivo é elaborar um plano com propostas e diretrizes que atendam a Lei Federal 12.587/12. "Temos que pensar em algo que atenda as necessidades dos não motorizados como: pedestres e ciclistas", afirmou.

Durante os próximos oito meses o plano será elaborado em conjunto com a sociedade. De acordo com o prefeito, Dr. Fernando é preciso preparar a Lagoa Santa para o crescimento. "Espero que o Plano não fique parado pormotivos políticos", afirmou.

Confira os locais das próximas reuniões:

REGIÃO DATA HORÁRIO LOCAL
AUDIÊNCIA INICIAL 04/11 19h E. M. Dr. Lund - Praça Dr Lund, n° 33, Centro
Lagoinha de Fora 09/11 18h30 E. M. Odete Valadares - Rua Edgar de Alcântara, nº 88, Lagoinha de Fora
Aeronautas 12/11 18h30 E. M. Herculano Liberato - Rua Ten. Luiz Dornelles n° 170, Aeronautas
Santos Dumont 16/11 18h30

E. M. Professor Mello Teixeira - Av. Modestino Gonçalves, n° 90, Santos Dumont

Várzea/ Francisco Pereira 19/11 18h30

E. E. Cecília Dolabela - Rua Conde Dolabela P. Azeredo, n° 1743, Várzea

Lapinha 21/11 14h E. M. Nilza Vieira - Rua Porcina Figueiredo, n° 63, Lapinha
Centro 23/11 18h30 E. M. Dr Lund - Praça Dr Lund, n° 33, Centro
Vila Maria/Campinho 26/11 18h30 E. M. Dona Naná - Rua Quintino Bocaiúva, n° 425, Santa Helena