Chegamos aos primeiros 100 dias de governo vivenciando uma verdadeira transformação em nosso município.

Vivemos um momento inédito, de muitas expectativas, renovação de esperanças, de confiança no futuro, na retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Este novo momento exige que o governo assuma responsabilidades e desafios. Realizamos bastante, dentro de nossas possibilidades, mas sabemos que ainda faltam muitas coisas a fazer, pois sabemos que não se consegue resolver todos os problemas num prazo de 100 dias.

A atual administração estabeleceu como foco principal uma gestão participativa e democrática, atuando de forma a incentivar a participação dos Conselhos Municipais, das Associações Comunitárias das mais diversas regiões da cidade, de grupos sociais organizados ou não, buscando a participação de todos com a devida independência para que possam atuar efetivamente na construção de um novo modelo de gestão.

Desde o início, estão sendo realizadas reuniões com cidadãos, grupos sociais organizados, associações e líderes comunitários do município a fim de conhecer suas demandas e buscar uma participação mais efetiva da população no desenvolvimento dos projetos públicos.

Untitled collage1

A participação da população neste governo é valorizada. Ouvir as pessoas é o primeiro passo para construirmos uma cidade melhor. E por falar de futuro, o Plano Diretor está em fase de revisão, e todos estão convidados a dar sua opinião. Também contamos com a contribuição do cidadão na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária para o próximo ano. Estamos planejando juntos a saúde financeira de nosso município.

E por falar em futuro, temos o projeto de revitalização da orla que prevê a construção de ambientações que vão resgatar o desenvolvimento histórico de Lagoa Santa, além de propiciar o lazer, repouso, atividades esportivas e experiências gastronômicas ao ar livre. E a nova sede dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare) que será construída dentro do “Complexo Verde”, junto ao horto florestal, a usina de compostagem e parque ecológico. Parte importante dos recursos para esses dois importantes projetos já foi viabilizada.

A preocupação com o meio ambiente é prioridade nesta gestão. A implantação do Projeto Recupera Lagoa – com especial atenção para o dessassoreamento e a revitalização da lagoa central, lagoa Olhos D’agua, lagoa dos Pereiras, lagoa do Sangradouro e lagoa da Lapinha está em andamento.

Considerando que os recursos próprios e as transferências institucionais estão cada vez mais escassos, iremos viabilizar parcerias e investimentos junto aos Governos Federal e Estadual para nossa cidade, além disso buscaremos parcerias com a iniciativa privada, através do voluntariado e de contrapartidas sócios ambientais.

Qualificar e capacitar os servidores é parte fundamental de nosso planejamento estratégico. Ações valorizando os servidores, proporcionando melhorias nas condições de trabalho, na estrutura física, operacional e nos equipamentos das repartições públicas foram adotadas. O reajuste do salário dos servidores e os programas de capacitação são exemplos disso.

A qualificação e a capacitação dos profissionais é algo que levamos a sério. Na Saúde parcerias - Hospital Sírio Libanês e FAMINAS BH - foram estabelecidas com este objetivo. Na Educação programas como o preparo dos docentes com ênfase no Núcleo de Alfabetização e Letramento foram retomados.

Untitled collage

É preciso também qualificar a população para ocupar os postos de trabalho que serão gerados no município nos próximos quatro anos. O Desenvolvimento Social em parceria com entes públicos já iniciou as atividades dos programas de capacitação profissional como o Pronatec e Uaitec.

Ainda voltada para o futuro, estamos identificando as áreas industriais disponíveis no município e aquelas que estão subutilizadas com desvio de finalidade para viabilizar a instalação de novas empresas gerando mais oportunidades de trabalho e renda.

Com relação à reposição dos quadros de pessoal, trabalhamos intensamente para atender o acordo estabelecido entre a Prefeitura com o Ministério Público no que se refere à contratação de servidores através do concurso público. Assim, foi possível recompor, através de processos seletivos, os quadros das áreas da Saúde, Educação e Gestão.

Falando em saúde, a Prefeitura trabalha para a adequação das portas de entrada do SUS através da integração do PAM – Pronto Atendimento Municipal e Hospital Lindouro Avelar, garantindo agilidade no atendimento. O município caminha para a regionalização do serviço convidando todos a participar ativamente na gestão dos recursos.

No início da gestão, foi identificado que farmácia municipal dispunha de apenas metade de medicamentos do total necessário para atender a demanda da cidade. Hoje a realidade é outra, com a recomposição do estoque a assistência farmacêutica já possui mais de 80% da demanda e até o final do mês estará com seu estoque praticamente completo.

Na Educação, o transporte escolar foi totalmente reestruturado com medidas de auditoria, recadastramento e fiscalização para aprimorar a prestação de serviços. Além disso, 11 novos veículos foram adquiridos com recursos próprios, garantindo segurança e conforto aos alunos. E nas escolas, a alimentação das crianças passou a ter preparações mais saudáveis e balanceadas.

Para garantir e fortalecer a segurança pública do município, a Prefeitura realizou e continua sistematicamente a estabelecer ações e reuniões com as Policias Civil e Militar no combate à criminalidade na região.

Pensando no desenvolvimento social, a Prefeitura está reestruturando os projetos e traz a retomada dos pagamentos sociais destinados à população. Fortalecer as ações da Coordenadoria das Mulheres também é foco nesta gestão, destinando recursos para que as iniciativas públicas trabalhem no sentido de valorizar a figura da mulher na sociedade. É a certeza dos recursos sendo utilizados com foram idealizados.