O secretário de Saúde da Prefeitura Municipal, Fabiano Moreira, afirmou na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira (03/12), que, de acordo com contatos com o governo estadual e com o parceiro Consórcio Aliança, há previsão de que a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja instalada em Lagoa Santa e comece a funcionar possivelmente em abril de 2014.

Ele disse que, se concretizada a instalação da base, será uma vitória da administração municipal, pois o local mais provável para implantação seria a cidade vizinha de Vespasiano.

O secretário de Saúde também rebateu as acusações de que o terreno onde será construído a Unidade de Pronto Atendimento 24H, na região norte da cidade, “era tão pequeno que lá só caberia duas ambulâncias”. Ele esclareceu que se o terreno fosse tão pequeno assim, o projeto da UPA não teria sido aprovado pelo Ministério da Saúde. Disse que o município já recebeu do Fundo Nacional de Saúde uma primeira parcela de recursos.

Fabiano anunciou para a semana que vem, a licitação para a contratação de novos serviços de fisioterapia para prestar serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde.

Samu
Segundo o Ministério da Saúde, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências das Redes Regionais de Saúde, e tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade de atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

Cabe ao Samu, organizar o atendimento de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento 24H, nas Unidades Básicas de Saúde e nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família; estruturar o atendimento pré-hospitalar; e reorganizar as grandes urgências e os pronto socorros em hospitais.