A campanha da Prefeitura de Lagoa Santa realizada nas unidades da rede municipal de saúde destinada conscientizar sobre câncer de próstata, de colo e de boca resultou na realização de 187 exames, 142 dos quais em mulheres e 45 em homens.

Pessoas que apresentaram suspeitas ou alterações foram orientadas e encaminhadas aos serviços de referência. Os atendidos fizeram avaliação da cavidade bucal, se submeteram à aferição de pressão e glicemia capilar e receberam orientações farmacológicas e gerais sobre saúde.

A iniciativa englobou também um mutirão da limpeza para prevenção da dengue nos bairros Palmital e Campinho, realizada em parceria pelas equipes de Zoonoses da Secretaria de Saúde e da Limpeza Urbana.

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, os objetivos da campanha foram atingidos, por causa da realização dos exames preventivos atrasados, pelo diagnóstico precoce de doenças, pelos encaminhamentos para os serviços de referência e pelas orientações transmitidas às pessoas que procuraram as unidades de saúde.

Batizada de Novembro Azul, em referência ao mês em que foi realizada, a campanha idealizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, vinculada à Blitz Movimento Saúde (7/12), contou com a participação de equipes de saúde compostas médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, gerentes, técnicos administrativos, motoristas, funcionários de serviços gerais, além do pessoal da limpeza urbana.