Lançado no mês de outubro para melhorar a saúde da população na prevenção e tratamento de doenças, além de otimizar os recursos hospitalares, o Programa Melhor em Casa foi tema de entrevista na Rádio Super FM, nesta quinta, 30/01.

O Melhor em Casa é definido pelo Ministério da Saúde como um modelo que substitui ou complementa as ações realizadas nos hospitais. A enfermeira em referência técnica do Melhor em Casa, Marianna Queiroz Braga, explicou que o Programa está em funcionamento desde outubro, oferecendo atendimento domiciliar a pacientes que possuem doenças crônicas e estão com o estado de saúde debilitado, bem como casos que necessitam de cuidados especiais.

Segundo ela, o tratamento domiciliar dispõe de médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e assistente social, sendo realizado até que o quadro de saúde esteja estabilizado, quando o paciente volta a ser atendido pelo Programa de Saúde da Família.

Marianna ainda ressaltou que, para ser atendido pelo Melhor em Casa, é necessário ser encaminhado por alguma unidade de saúde, e lembrou que todos os usuários do SUS são cadastrados de acordo com critérios de necessidade de atendimento.