Diante da necessidade de acompanhamento e assistência à Febre Maculosa Brasileira (FMB), a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta o Plano Municipal de Enfrentamento à Febre Maculosa Brasileira.

 O objetivo é propor e responder às situações que representam risco para a saúde pública, com ações de prevenção, vigilância e controle da Febre Maculosa, devido às condições favoráveis de proliferação do vetor responsável e a presença de hospedeiros primários como cavalos e capivaras no município.

 

Em Lagoa Santa não foi confirmado nenhum caso autóctone do município, ou seja, casos contraídos na própria localidade e não temos até a data de hoje, 09/08, nenhum caso de munícipe sendo investigado.

 

O que é Febre Maculosa?

 

É uma doença endêmica de Minas Gerais, causada por bactérias do gênero Rickettsia. Sua transmissão ao homem ocorre por meio da picada de carrapatos do gênero Amblyomma infectados pela bactéria. Em Lagoa Santa destaca-se a presença de condições favoráveis à proliferação do carrapato, como a presença de hospedeiros primários como cavalos e capivaras e vegetações para abrigo dos carrapatos. A FMB é mais comum no período de seca, entre abril e outubro.

 

 

Hospedeiros primários

 

Capivaras e Cavalos

- Hospedeiro no qual o carrapato tem preferência e alcança o máximo de eficiência durante o processo de alimentação, o que reflete em alta eficiência no seu ciclo de vida e eficiência reprodutiva.

- Servem como amplificadores da riquétsia

- Desenvolvem riquetsemia (presença de riquétsia no sangue) capaz de infectar outros carrapatos por aproximadamente 14 dias

- Após o período de amplificação, o animal elimina o patógeno, não atuando como reservatório da doença.

-Transmissão de riquétsia é viável a partir de 6 a 10 horas de parasitismo por um carrapato infectado. No entanto, esse período pode ser menor a depender do estado de ativação das riquétsias

- Orienta-se portanto a verificação corporal a cada 4 horas

 

Ações de Vigilância em Saúde:

 

Vigilância Acarológica (Investigação de população de carrapatos):

 

Entre os dias 14 e 21/07/2023 foi realizada a Técnica de Arrasto em alguns pontos específicos da cidade com condições favoráveis da presença e proliferação dos artrópodes, além da presença de hospedeiros e frequência de circulação humana.

 

Locais avaliados:

- Parque do Sumidouro, entrada e trilhas Travessia e Lapinha;

- Orla da Lagoa Central; Deck, Marinheiro e Recanto da Lagoa

- Orla da Lagoa Olhos D’Água; Entorno ginástica e parquinho

- Orla da Lagoa Estância das Amendoeiras.

 

Após a análise das amostras pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) foi detectada a presença da bactéria do gênero Rickettsia em dois locais: Ponto Marinheiro na Orla da Lagoa Central e próximo ao ponto de ginástica ao ar livre na Orla da Lagoa Olhos D'água.

 

 

Objetivo do Plano

 

Plano de Enfrentamento à FMB como forma de prevenção, monitoramento e controle da doença para minimizar os impactos na saúde pública e evitar possíveis óbitos, protegendo a saúde da população em áreas de risco.

 

Objetivos específicos

 

- Estabelecer estratégias de prevenção à doença e identificação oportuna dos casos;

- Realizar o monitoramento e controle ambiental em áreas públicas de risco com a presença do carrapato e com circulação bacteriana;

- Adequar o modelo assistencial à necessidade local e estabelecer o fluxo laboratorial e de atendimento ao paciente suspeito;

- Propor o plano de classificação de risco para atividades em áreas com a presença do vetor.

 

Notificação de Casos

 

- Notificação compulsória é obrigatória de acordo com a Portaria nº 204 do Ministério da Saúde de 17/02/2016

 

- Plantão da Epidemiologia 31 99321-0109

 

Sintomas

 

Manifestam-se entre o 2 e 14 dia após o contato com carrapatos, com as seguintes características: Febre, em geral alta, cefaleia, dor no corpo, mal estar generalizado, náusea e vômitos. A presença de manchas vermelhas na pele pode ocorrer entre o segundo e o sexto dia da doença ou estar ausente.

 

Rede de Assistência

 

Em caso de sintomas procure a Rede de Assistência:

 

  • Todas as Unidades de Saúde com atendimento de segunda a sexta-feira de 07:00 as 16:00.
  • Unidade Cuidar Centro e Unidade Cuidar Várzea / Joá (Solarium) serão unidades de referência para os (as) trabalhadores (as) que desenvolvem atividades na Orla da Lagoa Central, como exemplo: Canoagem, obras, funcionários de comércios, entre outros. Não havendo prejuízo no atendimento em outras unidades.
  • Disponibilidade da Unidade Móvel na Orla da Lagoa Central (Praça Felipe Rodrigues) para atendimento às urgências, aos sábados, domingos e feriados de 08:00 às 17:00.
  • Hospital Lindouro Avelar (Atendimento 24 horas para todo o público).
  • Esquadrão de Saúde de Lagoa Santa (Atendimento a público específico).
  • CEAR – Teleatendimento

 

 

Plano de Classificação de riscos - PCR

 

O plano de classificação de riscos é um conjunto de diretrizes e procedimentos que tem como objetivo avaliar e categorizar os riscos associados a determinadas situações, atividades, projetos ou contextos. Isso permite que sejam tomadas medidas apropriadas para gerenciar esses riscos de maneira eficaz. Diante da possível exposição humana ao vetor em variadas atividades, estabeleceram-se medidas e regras que devem ser cumpridas pelos cidadãos, pelos estabelecimentos comerciais, industriais, pessoas jurídicas, prestadores de serviços situados neste Município, para prevenção e combate à Febre Maculosa. Os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços caracterizados como de risco à exposição de carrapatos poderão funcionar desde que possuam o Plano de Classificação de Riscos (PCR) aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Confira a apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento à Febre Maculosa na íntegra com as medidas de controle de vetores, educação em saúde e assistência:

 

 

Acesse o link do Plano de Classificação de Riscos para Enfrentamento da FMB (Febre Maculosa Brasileira) 

 

Boletim Epidemiológico

Confira o Boletim Epidemiológico de febre maculosa brasileira do Município de Lagoa Santa - 2023

 

 

 Decreto 

Institui o Plano de Classificação de Riscos da Febre Maculosa no Município de Lagoa Santa, aprova o Plano Municipal de Enfrentamento à Febre Maculosa, restringe áreas de circulação, e da outras providências.