O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 23, com o professor Luiz Mário Queiroz Lima e equipe técnica, para discutir a implantação projeto dos Jardins Filtrantes na Lagoa Central.

A técnica é realizada através da filtração da água por elementos filtrantes, plantas e microorganismos. A contaminação é retida durante a passagem e transformada em nutrientes para microorganismos e plantas. A água entra limpa na lagoa.

O professor Luiz Mário, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP, autor de 975 estudos e projetos, de 13 livros sobre saneamento e meio ambiente e de mais de 300 publicações técnico-científicas na área, está à frente do projeto. "A intenção do prefeito é implantar o sistema em 115 pontos de entrada de água poluída, diretamente na lagoa", explicou o professor.

De acordo com o prefeito, os primeiros estudos estão sendo feitos e o próximo passo é buscar recursos junto aos Governos Estadual e Federal para viabilizar o sistema. "Vamos agora, buscar os recursos financeiros uma vez que, as autorizações ambientais e os pareceres dos ambientalistas permitem o início dos trabalhos", informou o prefeito.

Também participaram da reunião o diretor de Meio Ambiente, Ângelo Couto, a advogada, Ana Carolina Arêas e o empresário Sérgio Serrinha.