A Prefeitura de Lagoa Santa, através da Diretoria de Meio Ambiente, disponibiliza o serviço de Recomendação Técnica para plantio, manutenção e cuidado de mudas, árvores frutíferas, gramados e plantas em geral. Realizado por engenheiros agrônomos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o serviço é prestado no domicílio do requisitante ou no local onde está ou será realizado o cultivo.

O objetivo é orientar e assessorar o cidadão que não detém os conhecimentos técnicos necessários sobre o plantio, adubação, controle de pragas, controle de doenças e fornecer a assistência necessária para o melhor aproveitamento do seu cultivo.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve abrir um processo no Protocolo Municipal, localizado na Rua São João, 290, Centro, preencher o formulário de solicitação de vistoria e quitar as taxas de abertura e de vistoria. O total a ser pago atualmente é de R$ 57,94 (cinquenta e sete reais e noventa e quatro centavos), sendo R$ 10,08 de abertura do processo e R$ 47,86 referente à vistoria.

De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente, após a vistoria técnica, a recomendação é entregue ao requerente devidamente digitada e assinada pelo profissional contendo todas as informações necessárias para o melhor desenvolvimento das plantas.