Centenas de pessoas lotaram o auditório da Escola Municipal Dr. Lund na noite de terça-feira, 05/11, para prestigiar a abertura do 5º Festival de Cultura Regional Lagoa Santa Mostra Sua Cara, que foi marcada pela apresentação da Companhia de Dança Belkiss Amorim, com a coreografia contemporânea “Mostra Sua Cara”.

alt

O espetáculo foi realizado depois da abertura do Festival e de seu evento inicial, a Mostra de Artes Visuais, pelo prefeito Dr. Fernando Pereira, para quem a exposição “é um convite a uma viagem para dentro de nós mesmos, na medida em que os trabalhos expostos refletem quem somos como cidadãos e sociedade, rememoram nossas raízes históricas, nossas crenças e convicções.”

O 5º Festival de Cultura Regional Lagoa Santa e sua Mostra de Artes Visuais é um projeto da Prefeitura de Lagoa Santa, realizada pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Social/Diretoria de Turismo e Cultura. O evento conta com o apoio de artistas locais, interessados na divulgação e na promoção da cultura em Lagoa Santa.

Para a bailarina Belkiss Araújo, o 5º Festival tem o mérito de colocar a arte “disponível para todo público, ao alcance de todo mundo”. Ela disse que o evento é um momento especial, que facilita o encontro dos artistas e a troca de informações e experiências, ampliando o público para a produção cultural.

Prestigiando o evento, a professora Rosângela Ferreira, da Escola de Belas Artes, disse que o Festival e a Mostra de Artes Visuais “é um incentivo para a cultura” e que a população “precisa disso”.

Expositores
Aberta até o dia 1º dezembro, de 13h às 18h, na parte antiga da Escola Dr. Lund, a Mostra de Artes Visuais exporá 90 obras de 25 artistas locais, organizadas em cinco módulos: Fotografia, Pintura/Gravura/Aquarela, Escultura, Cerâmica e Charge e Cartoons.

Para o cartunista Lancaster, que tem em seu currículo participações em exposições nacionais e internacionais, a Mostra é “uma oportunidade de interação entre o público e a obra, pois o artista é apenas instrumentos desse diálogo”, afirmou ele.

A pintora Inês Neves considerou a exposição de fundamental para criação de uma identidade para Lagoa Santa, que com o crescente desenvolvimento está perdendo suas características de cidade pequena. “Toda cidade tem que ter uma identidade baseada na arte, seja ela representada pelo cinema ou por suas outras manifestações como música, fotografia e pintura” declarou a pintora.

Festival
O 5º Festival de Cultura Regional Lagoa Santa Mostra Sua Cara continua neste fim de semana com a apresentação do Cortejo do Boi da Manta, Teatro de Contação de Histórias: Na Beira do Velho Chico oficinas pedagógicas e shows de bandas da região como Ana Carla e Xandão; Green Line, Republicanna, Dom Maior e Vai que Cola. Haverá também shows de artistas mais conhecidos como Huberth Allan e a Maravilhosa Banda de Babel, Tunai, 14 Bis, Almir Sater e Kid Vinil.

Veja no link abaixo a programação completa do Festival

alt