A Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) é um exame destinado a todos os recém-nascidos e é fundamental para detecção precoce de perda auditiva.
Quando mais cedo for identificada a perda auditiva menor será o impacto na fala e da linguagem. Também, é um mecanismo importante para tranqüilizar os pais sobre as condições de saúde do bebê, caso o resultado demonstre funcionamento adequado da audição.

É aconselhável realizar o exame até o terceiro mês após o nascimento do bebê, pois, é esse o período de melhor aproveitamento para aquisição da linguagem.
O teste da orelhinha é um exame simples, não invasivo, indolor, não requer sedação ou anestesia. É realizado durante o sono natural do bebê, e tem duração curta, cerca de 15 minutos. Vale lembrar que o exame não possui contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê.

O exame é realizado na Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa através da autorização fornecida através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Lagoa Santa.

Destacamos que a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa através de Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Lagoa Santa está à frente na questão de realizar a Triagem Auditiva Neonatal (Teste da orelhinha) nos municípios do estado de Minas Gerais, pois obteve o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização deste atendimento, servindo como referência para toda a Micro-Região.

Para mais informações procure a unidade CUIDAR mais próxima de sua casa.