A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é uma condição indesejável e representa sérios riscos à saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida. Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico-degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública.

O Programa Academia Livre da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa surge, desta forma, como agente de promoção de saúde através do incentivo, realização e acompanhamento de práticas corporais vinculadas às Unidades CUIDAR. O Programa pretende combater o sedentarismo e promover os benefícios associados à prática regular de atividade física a toda população do município de Lagoa Santa.

A Academia Livre tem como objetivos:

• Proporcionar o bem-estar físico e mental;
• Reduzir o sedentarismo;
• Promover a saúde;
• Estimular o auto cuidado;
• Elevar a auto-estima;
• Construir e melhorar os relacionamentos sociais através da boa convivência;
• Reduzir o índice de indivíduos com sobrepeso e obesos.
A Academia Livre conta com academias físicas para realização de atividades físicas orientadas por educadores físicos.

Para mais informações procure a unidade CUIDAR mais próxima de sua casa.