O objetivo geral do programa é reduzir a prevalência de fumantes no município e conseqüentemente a morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas.

Ele é realizado por uma equipe constituída por um médico, enfermeiro, psicólogo e técnico de enfermagem. Chamar a atenção dos profissionais de saúde para o assunto tabagismo, mudando o clima de sua aceitação social nas unidades de saúde, e conscientizando sobre seu papel como modelo de comportamento, e da unidade de saúde como vitrine de promoção de saúde.

Público Alvo: Todos os profissionais de saúde do Município de Lagoa Santa. Nessa etapa, todos os profissionais de saúde, que atendem pacientes, serão instrumentalizados com estratégias que permitam uma abordagem mínima e eficaz, na rotina do atendimento ambulatorial. São realizados grupos de Terapia Cognitivo Comportamental nas Policlínicas do Município de Lagoa Santa.

Importante lembrar que o programa não é contra o fumante, enfatizando a idéia de ver no fumante um indivíduo que apresenta um problema, necessitando de apoio e respeito para superá-lo.