O Serviço de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa encaminha providências, e presta orientação social a indivíduos, grupos e à população no que se refere às ações inerentes à saúde dos usuários. O atendimento é realizado por uma Assistente Social, na Secretaria Municipal de Saúde de Segunda a Sexta-feira no horário de 13: 00 as 17:00 horas. Este serviço desenvolve as seguintes atividades:

* TFD (Tratamento Fora do Domicilio): Ajuda de custo para pacientes que precisem realizar tratamentos médicos não tratáveis em seu município de origem esgotados todos os recursos.
* Atendimento de Órtese/Prótese (Encaminhamento para atendimento no CREAB/GRS): O paciente deverá apresentar a prescrição médica e documentação pessoal.
* Atendimento para Reabilitação Física (Óculos): Apresentar receita oftalmológica da rede SUS; documentação pessoal.
* Processo Interno para Aquisição de Dieta Enteral: Apresentar prescrição do profissional em nutrição da rede SUS. O fornecimento da dieta está condicionado ao parecer social e avaliação da Comissão Municipal de Farmacoterapêutica.
* Atendimento de Prótese Auditiva: Apresentar a prescrição do otorrinolaringologista junto com o laudo do fonoaudiólogo bem como todos os documentos pessoais.
* Atendimento de Fornecimento Medicamentoso e Insumos não fornecidos pela Rede Estadual: Fornecimento condicionado ao parecer social e avaliação da Comissão Municipal de Farmacoterapêutica