O Cento de Arqueologia Annette Laming Emperaire, criado em 1983, pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa desenvolve e coordena uma política de proteção do patrimônio arqueológico e divulga a pré-história regional no programa de educação Patrimonial.

É o primeiro núcleo de arqueologia criado em nível municipal no país, oferece apoio institucional e reserva técnica a projetos de pesquisa arqueológica. Atualmente, apresenta a exposição Peter Andreas Brandt, sendo um marco importante na sua trajetória.

O CAALE, com o intuito de atender à crescente demanda de público, e assim, além da exposição de vestígios arqueológicos e pinturas rupestres, disponibiliza um acervo virtual de imagens referentes à pré-história e história de Lagoa Santa.

O CAALE tem um caráter de museu que consolidou seu conceito como espaço vocacionado para a preservação e divulgação da arqueologia e histórias regionais, inovando sempre nas temáticas e atendendo ao público de maneira personalizada.

Endereço: Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, 62 - Centro - Lagoa Santa
Tel: (31) 3681 - 8755