Logo do Programa Absorver para CuidarCuide da sua Saúde Menstrual

No esforço para combater a precariedade menstrual, que se refere à dificuldade de acesso a produtos de higiene menstrual adequados e outros recursos de saneamento básico durante o período da menstruação, o município de Lagoa Santa apresenta o Programa "Absorver para Cuidar". Alinhado aos princípios da dignidade e da equidade humana, esta iniciativa tem como principal objetivo garantir o acesso a absorventes higiênicos para pessoas que menstruam e enfrentam desafios financeiros ou de vulnerabilidade social.

 

Promovendo Educação em Saúde

O projeto assistencial tem como base a Lei Municipal nº 5.068, de 13 de junho de 2023, que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH). Além de fornecer absorventes higênicos, nosso projeto também promove a educação popular em saúde. Isso inclui informar a população sobre seus direitos sexuais e reprodutivos, bem como o uso de métodos contraceptivos. Mas, afinal, o que são esses direitos?

 

Direitos Reprodutivos e Sexuais

Os direitos reprodutivos permitem que as pessoas decidam livremente sobre ter ou não filhos, quantos filhos desejam e quando. É um direito que deve ser exercido sem discriminação, coerção ou violência. Em Lagoa Santa, estamos comprometidos em oferecer orientação e atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde - Cuidar, ajudando jovens e adolescentes a lidar com sua sexualidade de forma responsável, incentivando comportamentos de prevenção e de autocuidado.

Os direitos sexuais, por outro lado, incluem a liberdade da pessoa expressar a própria sexualidade sem violência, discriminação ou imposições, o direito de escolher um(a) parceiro(a) sexual, o direito ao sexo seguro e com consentimento, além de viver a sexualidade sem medo, vergonha ou culpa. Todos esses direitos são apoiados no município por serviços públicos de saúde de qualidade, educação sexual e informações acessíveis.

 

Contracepção e Prevenção

Os métodos contraceptivos desempenham um papel fundamental na prevenção da gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Em Lagoa Santa, oferecemos uma variedade de opções, desde preservativos masculinos até pílulas anticoncepcionais e Dispositivos Intrauterinos (DIU ́s). No âmbito do planejamento familiar, realizamos cirurgias de laqueadura e vasectomia. Visite periodicamente sua Unidade Básica de Saúde Cuidar! Nossa equipe está sempre pronta para responder a todas as suas perguntas sobre métodos contraceptivos.

 

Proteção e Cuidados

Lembramos que o uso do preservativo em todas as relações sexuais é altamente eficaz na proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os preservativos estão amplamente disponíveis, de forma gratuita, em todas as Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais de Lagoa Santa.

Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina contra o vírus do Papiloma Humano (HPV), que é transmitido sexualmente e é a principal causa do câncer do colo do útero. A vacina é aplicada gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Vacinar é uma atitude que salva vidas e uma maneira importante de cuidar da sua saúde.

 

Como Adquirir seus Absorventes

Para ter acesso aos absorventes higiênicos, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter cadastro no e-SUS;
  • Ter cadastro no CadÚnico;
  • Ser de baixa renda e estar matriculada(o) em escolas da rede pública de ensino;
  • Encontrar-se em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema;
  • Ter idade entre 10 e 49 anos.

Se você atende a esses requisistos, procure uma de nossas farmácias municipais com os seguintes documentos:

  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do comprovante de endereço dos últimos 60 dias ou declaração de endereço fornecida pela UBS;
  • Cópia do cartão SUS;
  • Cópia da folha de resumo do Cadastro Único.

Em caso de dúvidas e mais informações, não hesite em procurar a sua Unidade Básica de Saúde. 

 

Descarte Consciente

Lembre-se de descartar os absorventes de forma adequada. Basta enrolá-los e colocá-los em uma lixeira. Nunca descarte absorventes, plásticos protetores ou tiras de papel no vaso sanitário. Cuide do meio ambiente e da sua saúde menstrual de maneira responsável.

Em Lagoa Santa, estamos comprometidos com o seu bem-estar e acesso aos recursos necessários durante o período menstrual. Junte-se a nós no Programa "Absorver para Cuidar" e cuide da sua saúde menstrual e sexual.

 

 OBJETIVOS DO PROGRAMA:
- Garantir a dignidade menstrual por meio do acesso à informação e ao absorvente higiênico;
- Adquirir e distribuir gratuitamente absorventes higiênicos na rede pública;
- Prevenir e reduzir os problemas e agravos à saúde;
- Promover ações para combater a desinformação e preconceito sobre a menstruação;
- Ampliar o diálogo sobre a dignidade menstrual nos espaços da rede pública e privada de saúde, comunidade escolar e rede socioassistencial;
- Realizar campanhas anuais de conscientização, formação e sensibilização sobre a dignidade menstrual.

 

Acesse a nossa Cartilha Digital aqui: 

 

Cartilha Digital Absorver Cuidar 1