Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 
Featured

CONFERÊNCIA ESTABELECE DIRETRIZES PARA PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

Após quase dois dias de calorosos debates entre delegados eleitos em quase todas as regiões do município de Lagoa Santa, foram aprovadas na VIII Conferência Municipal de Saúde (30 e 31/8) diretrizes para o futuro Plano Municipal de Saúde, que vão trazer implicações profundas na saúde e no bem-estar geral da população.

Esta é a intenção, que estava clara desde o início quando se adotou como lema da Conferência o slogan “O Olhar Ampliado e Integral sobre a Saúde”, ficou ainda mais forte durante o evento quando se discutiu a necessidade de ultrapassar as barreiras da medicina, incluindo entre suas preocupações os âmbitos social, ambiental e educacional.

Entre as diretrizes aprovadas constam medidas como a preparação dos profissionais de saúde, a contratação de novos serviços, a garantia de fornecimento de medicamentos incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Remane) e, até mesmo, a qualidade da água consumida no município. Outro ponto do Plano, aprovado consensualmente pelos delegados foi a transferência para a gestão do Município, Estado e União, os serviços hospitalares ou de pronto atendimento vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Outros pontos aprovados são: garantia de transporte sanitário de acordo com a demanda e os critérios estabelecidos pelo SUS; ampliação do sistema de saúde nos bairros ainda não abrangidos; ampliação das políticas existentes pra diminuição do índice de adolescentes no tráfico; ações capazes de abranger a saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso.


As propostas aprovadas na Conferência vão ser reunidas em relatório que será encaminhada à Prefeitura, para orientar a elaboração do futuro Plano Municipal de Saúde.



A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Azevedo, avaliou que a VIII Conferência seus objetivos e declarou que conta nas próximas conferências “maior participação dos trabalhadores de saúde e dos cidadãos, pois só assim podemos melhorar ainda mais o município”. O Conselho Municipal foi parceiro da Prefeitura na realização da VIII Conferência Municipal de Saúde.