Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 
Featured

Centro de Proteção Animal

Na sexta-feira, 6 de junho, a Prefeitura de Lagoa Santa deu um grande passo para o fortalecimento da política pública de proteção animal  em âmbito municipal ao entregar à população o seu primeiro Centro de Proteção e Cuidado Animal e implementar o Programa de Proteção Animal (PATAS).  

COMAPA

 A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, torna pública a abertura do processo de inscrição para composição do Conselho Municipal de Atenção, Proteção, Defesa e Assistência dos Animais (COMAPA), referente ao biênio 2025-2027, conforme Edital de Convocação nº 001/2025.

O COMAPA é um órgão deliberativo, de composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, com a finalidade de contribuir para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas voltadas à causa animal no município.

As inscrições estarão abertas no período de 2 a 4 de junho de 2025, no horário comercial, e deverão ser realizadas presencialmente na Diretoria de Meio Ambiente, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 44, 2º andar, Centro. O prazo é improrrogável.

Podem se inscrever representantes da sociedade civil com atuação comprovada na proteção animal e profissionais da medicina veterinária devidamente registrados em seu respectivo conselho de classe.

Para mais informações e acesso ao edital completo:

Chamamento Público Codema - Biênio 2025 a 2027

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Lagoa Santa – CODEMA/LS torna público o chamamento para a renovação dos seus Conselheiros para o biênio 2025/2027 e convida as entidades civis criadas com finalidade específica de defender a qualidade do meio ambiente, com atuação no âmbito do Município de Lagoa Santa; Sindicato Rural do Município de Lagoa Santa; Associação de Engenheiros e Arquitetos de Lagoa Santa e região (AREA) ou outra associação que represente engenheiros e arquitetos no município de Lagoa Santa e a Associação Comercial de Lagoa Santa (ACE/LS) ou outra entidade que represente o comércio e/ou indústria com sede no município. 

As inscrições se darão pelo período de 15/05/2025 a 16/06/2025, improrrogavelmente.

Mais informações na Diretoria de Meio Ambiente: (31) 3688-1369.

 

 

 

Featured

Comunicado Oficial - Avifauna Lagoa Central

Informamos que em relação a poda das árvores da orla da Lagoa Central, foi expedida autorização com indicação expressa quanto a não realização do serviço onde houvesse a presença de ninhos e aves alocadas. Orientação essa reforçada no documento, em razão da Resolução 09/2015, que delibera sobre a retirada de ervas-de-passarinho em todas as árvores do município.

Featured

2ª Feira Ambiente Atitute

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano através da Diretoria de Meio Ambiente promove a 2ª edição da Feira Ambiente Atitude que acontece no dia 1º de julho de 2023, na Praça Bandeirante Felipe Rodrigues, de 9h às 14h. 

O evento foi criado para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e também pensado para sensibilizar diferentes segmentos da sociedade em relação a questões de sustentabilidade e educação ambiental.

Durante a feira, serão premiados os três melhores projetos sobre o descarte consciente de resíduos das escolas públicas e particulares do município. As instituições de ensino vão expor seus trabalhos para que todos possam conhecer e se inspirar nas peças produzidas pelas crianças e jovens com os materiais reaproveitáveis recolhidos para a campanha.

Quem passar pelo local poderá receber mudas de árvores, além de composto orgânico produzido no Parque Socioambiental Reciclar. Também teremos a distribuição de brindes, painel instagramável divertido para fotografar e postar, rua de lazer, espaço Pet, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce para a criançada.

Estarão presentes instituições relacionadas à proteção e conservação do meio ambiente como IEF, ICMBio, Emater e Polícia Militar do Meio Ambiente com intuito de mobilizar as pessoas sobre a importância de adotar ações individuais e coletivas que tenham por fim preservar os recursos naturais. 

No local também teremos a prestação de serviços de saúde como aferição de pressão e medição de glicemia, a presença da Unidade Móvel de Saúde e do Vacimóvel. Além disso, haverá vacinação antirrábica, testes rápidos de Zoonoses, Observatório Animal, pré-cadastro para castração e orientações sobre arboviroses e animais peçonhentos. 

O Grupo de Apoio e Proteção dos Animais (GAPA) também estará presente com filhotes para adoção e venda de produtos. 

Os visitantes ainda poderão se deliciar com os quitutes e produtos naturais expostos pela Rota Rupestre e pela Feira Agroecológica. E participar de oficinas ambientais oferecidas pela equipe do Centro Vocacional Tecnológico de Lagoa Santa.