Imagem do topo
| ACESSO RÁPIDO
 

ABRACE O VERDE


O Programa “Abrace o Verde”, instituído pela Lei Municipal 3.047 de 07 de julho de 2010, foi criado para possibilitar a parceria entre a Prefeitura, a iniciativa privada e as entidades sociais, que se comprometem a executar serviços de recuperação e/ou adoção de praças e áreas verdes bem como a manutenção e conservação destes espaços, sem qualquer ônus à Prefeitura; promove desta forma, o uso consciente e responsável destes espaços pela população que se envolve no processo de preservação e conservação ambiental.

Esta parceria gera benefícios imediatos para todos os envolvidos, uma vez que o adotante tem a publicidade de sua parceria com o Poder Público, as comunidades locais são valorizadas pela proximidade às áreas de lazer bem cuidadas e o setor público se dispõe de mais recursos para investimentos em outras áreas. A partir da transformação das áreas verdes, estas serão fortalecidas e vistas como locais de referência comunitária, atendendo às demandas da população.

Para participar do Programa, as entidades da sociedade civil organizada, pessoas físicas e pessoas jurídicas legalmente constituídas devem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para realizar o cadastro e firmar Convênio onde serão estabelecidas as obrigações do Adotante e do Poder Público.

Quem participar do programa será autorizado a instalar uma placa de sua parceria com o Poder Público Municipal no espaço adotado.

O programa “Abrace o Verde” convida a todos para fazerem parte desta grande corrente em prol do meio ambiente e de uma cidade mais harmoniosa e agradável de viver!

COMO PARTICIPAR

Contatos
Telefones: (31) 3688-1308 / 1370
E-mail: meioambiente@lagoasanta.mg.gov.br

Câmaras Técnicas do CODEMA


Câmara de Licenciamento Ambiental
Presidente:

Câmara de Parcelamento do Solo
Presidente:

Câmara de Recursos Florestais e Sub Produtos
Presidente:

Câmara de Mobilização e Educação Ambiental
Presidente:

CODEMA


No intuito de auxiliar o desenvolvimento de diretrizes para a Política Municipal de Meio Ambiente, a Lei 1.372 de 01 de abril de 1997, modifica as atribuições e composição CODEMA, instituindo e deliberando o que é e todas as atribuições do conselho.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA – é órgão colegiado, consultivo de assessoramento ao Poder Executivo Municipal de Meio Ambiente sobre questões ambientais propostas em leis correlatas do Município de Lagoa Santa, sobretudo assuntos deliberados como de competência do Conselho, segundo a Lei 1.355/97.

Para maiores informações e esclarecimentos entre em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente

Contatos
Telefones: (31) 3688-1308 / 1370
E-mail: meioambiente@lagoasanta.mg.gov.br

COLETA SELETIVA

 


A Prefeitura de Lagoa Santa através da Diretoria de Meio Ambiente iniciou no ano de 2004 o Programa de Coleta Seletiva na cidade, o que possibilitou a criação de uma associação dos catadores de materiais recicláveis – ASCAMARE.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa – ASCAMARE, localizada na Rua José Bispo Lisboa, nº 260, Bairro Pôr do Sol, existe desde 2003 e, iniciou suas atividades, de fato, em 2004. Em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Meio Ambiente, a ASCAMARE, atualmente, recolhe e destina de forma ambientalmente correta várias toneladas de materiais recicláveis, evitando, deste modo, que todos estes materiais sejam descartados em aterros ou clandestinamente provocando sérios danos ambientais.

A mobilização para a formação de uma associação que reunisse todos os catadores de recicláveis de Lagoa Santa iniciou em 2002. Inicialmente foi feito um levantamento para identificar todos os catadores; em seguida foram realizadas muitas reuniões com técnicos do CETEC, da Secretaria de Meio Ambiente e os catadores. O objetivo de tais reuniões era a capacitação dos catadores e de multiplicadores do projeto. Após muitas oficinas, seminários e fóruns lixo e cidadania, a semente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa estava pronta para germinar e se desenvolver.

O primeiro Estatuto Social da ASCAMARE data de 04/12/2002 e, foi oficialmente registrado em 30/05/2003. O primeiro presidente da ASCAMARE foi Adão de Souza (já falecido) que muito trabalhou para a formação da associação. Desde então muita coisa já mudou; muitos dos integrantes iniciais saíram, outros tantos entraram, num exercício constante de aprendizado, trabalho em equipe e compartilhamento dos ganhos e das perdas.

Hoje se pode dizer que a ASCAMARE já atingiu um certo grau de maturidade, aprendizado e competência para desenvolver o seu importante trabalho. Certamente ainda tem muitas coisas para aprender, procedimentos para serem aperfeiçoados e melhorados para tornar o trabalho cada vez mais eficiente. O caminho é longo, mas temos certeza que é um caminho sem volta, pois, não podemos mais regredir, só progredir, caminhar para frente com esperança em um mundo melhor e sustentável ambientalmente.

Praticar a coleta seletiva dos materiais que podem ser reciclados é um gesto de amor para com o Planeta Terra, nossa única casa e, fundamental para a sustentabilidade dos recursos e manutenção da vida, incluindo a nossa!

A ASCAMARE em parceria com a Prefeitura Municipal promove a coleta em diversos locais da cidade, como empresas, indústrias, comércios, escolas municipais, bem como a coleta porta-a-porta efetuada em alguns bairros e condomínios, e com pretensão para atendimento para toda a cidade até o fim do ano de 2010.

O Programa está em fase de expansão, agora já inclui a coleta em quase todos os bairros da cidade, bem como o atendimento a pequenos geradores (pessoas as quais o bairro ainda não é atendido pela Coleta Seletiva, mas que tem interesse em participar do programa).

A coleta seletiva no município, já segue uma tendência mundial, a separação dos rejeitos em apenas dois grupos distintos, o que é reciclável e o que não é reciclável. Isso facilita a participação da comunidade e não traz transtornos aos catadores da associação, pois, todo o material que chega ao galpão precisa de uma minuciosa triagem para separação e possibilidade de venda do material. 

Outro passo constitui na implantação da coleta seletiva em todas as repartições públicas do Município de Lagoa Santa, feita a partir da educação ambiental de seus funcionários e separação do material reciclável da repartição. 

Todo esse projeto, alicerçado sobre o parâmetro da melhoria da qualidade ambiental, possibilidade de aquisição de renda para varias famílias, bem como o desenvolvimento sustentável da cidade se faz com o apoio estrutural e logístico da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, que fornece o galpão, caminhões e motoristas para a coleta, em um esforço constante para que não hajam catadores de rua e uma infra-estrutura que proporcione a qualidade de trabalho dos associados.

Para aqueles que quiserem participar, devem entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, através do telefone 3688-1369/ 1370, ou encaminhar diretamente à ASCAMARE.

Veja como você pode participar:

1.    Reserve um ou dois locais na casa, de fácil acesso, para colocar um balde, fixar um saco ou sacola; comunique a todos os moradores que a partir de agora faremos parte de um grupo de pessoas que tem atitudes ambientalmente corretas.
2.    Não deixe este material na chuva, evitando estragá-lo e evitando assim que o mosquito da dengue encontre local propício para sua proliferação.
3.   Você não precisa separar por categoria (papel, vidro, metal e plástico). Tudo o que for reciclado, pode ser embalado junto. O trabalho de separação será realizado pela ASCAMARE.
4.    Vasilhames com resíduos de alimentos devem ser passados na água só para retirar o excesso, evitando mofo, odor e atração de animais indesejáveis (Ex.: lata de molho de tomate, caixinha de leite, caixinha de leite condensado, latinha cerveja e refrigerante).
5.    Procure separar todo o material reciclável possível, sem exceção. Na dúvida sobre o material ser ou não ser reciclável, pode colocá-lo junto. Caso não venha a ser reciclado, durante a separação pela Associação de Catadores, ele será destinado ao local correto.
6.    Vidro quebrado, seringa sem agulha e lâmina, merece atenção especial. Deve-se embrulha-los em papel ou jornal. Uma boa dica é usar caixinha de leite ou sabão em pó para acondicionar estes materiais.
7.    Agulha de seringa é sem dúvida um dos maiores perigos para quem manuseia lixo e materiais recicláveis. Atenção para esta dica: para evitar acidentes, abra a seringa, retire a agulha e a coloque dentro da seringa com a ponta da agulha para cima, em seguida, feche a seringa com o êmbolo, a agulha ficará presa, não oferecendo risco.

O que é reciclável

Papel – jornais, revistas, folhetos, cadernos, papelão, embalagem longa vida, tubinho de papelão, tubinho do rolo de papel higiênico, entre outros.
Plástico – garrafas de plástico de refrigerantes, materiais de limpeza e higiene, potes de margarina, shampoo, sacos e embalagens de plástico em geral, entre outros.
Vidros – embalagens em geral.
Metais – latinhas de alumínio, cerveja, refrigerantes, latas de óleo, conservas, tampas, panelas, entre outros.
Óleo de cozinha – deve ser embalado em garrafas plásticas e encaminhado junto aos demais recicláveis.
Pilhas e baterias – podem ser encaminhados juntamente dos recicláveis para a Associação.

O que não é reciclável:


Cerâmica, pratos, pirex, trapos de tecido, couro, pontos de cigarro, isopor (é reciclável, mas ainda em Minas Gerais não temos destino certo), papel carbono, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, esponjas de aço, espelhos quebrados, entre outros.

Atenção: A cerâmica, couro, espelhos quebrados e qualquer outro objeto que você acredite que possa ser utilizado para fins de artesanato, podem também ser encaminhados juntamente dos outros materiais recicláveis para reutilização. A partir de julho/2009, uma parceria entre a Associação dos Artesãos/Lagoartessanta e ASCAMARE possibilitou a troca destes materiais por lanche para os catadores.

 

 

 

COMPOSIÇÃO - CODEMA

COMPOSIÇÃO DO CODEMA GESTÃO 2010-2012 PODER PÚBLICO MUNICIPAL


ÍTEM ÓRGÃO TITULAR/ SUPLENTE

I. Secretaria Municipal de Meio Ambiente Jussara Rodrigues Viana - Presidente

II.Secretaria Municipal de Obras Anderson Martins de Sales (Titular) Karoline Carla Nicodemos (Suplente)

III. Secretaria Municipal de Educação Mari Marques de Almeida Soares (Titular ) Merquimeri dos Santos Freitas (Suplente)

IV. Secretaria Municipal de Saúde João Pedro Laurito Machado (Titular) Gustavo Lopes Teixeira (Seplente)

V. Secretaria Municipal de Meio Ambiente Eliane Campezatto Raabe (Titular) Cristiane Moreira Da Silva (Suplente)

VI. Secretaria Municipal de Turismo Adriana Veloso Apocalypse (Titular) Maria Eugênia Oliveira Abras (Suplente)

PODER PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL


ÍTEM ÓRGÃO TITULAR/FUNÇÃO SUPLENTE

VII. Polícia Militar de Meio Ambiente Sgt. Glauco Rodeik Rocha (Titular) Cb. Helbert Cotoski Pacheco (Suplente)

VIII. IEMATER Ilka Alves Santana (Titular) Juliana Aparecida Soares (Suplente)


SETOR ORGANIZADO DA SOCIEDADE

ÍTEM ÓRGÃO TITULAR/FUNÇÃO SUPLENTE

IX. Sindicato Rural Ronny Peterson Batista Teixeira (Titular) Aroldo Rodrigues da Silva (Suplente)

X. ACIAS Wander Roberto Melo (Titular) Stefano Rodrigues de Pinho Tavares (Suplente)

SOCIEDADE CIVIL (INTERESSE DOS MORADORES)


ÍTEM ÓRGÃO TITULAR/FUNÇÃO SUPLENTE

XI. Ass.Moradores da Comunidade Palmital Unido Walter Cristian Wolff (Titular) Aylton Aguiar Moreira (Suplente)

XII. Ass. Bela Vista, Veredas da Lagoa, ACOLASA e Ovídio Guerra Emerson Fernandes de Azevedo (Titular)


SOCIEDADE CIVIL (DEFESA DO MEIO AMBIENTE)


ÍTEM ÓRGÃO TITULAR/FUNÇÃO SUPLENTE

XIII. Ass. Recr. Sócio-Cultural e Bloco Prevenir Preservar Lancaster Fernandes (Titular) José Renato Amaral (Suplente)

XIV. Circuito das Grutas Maria de Fátima Guimarães Gouvêa (Titular) Magno Marques (Suplente)